Publicado por: blogdamariazinha | 06/07/2011

Estilo petista de governar: produção de escândalos em cativeiro

O estilo petista de governar: produção de escândalos em cativeiro.

O PT gostava – antigamente, muito antigamente – de falar em um “estilo petista de governar”. Aos poucos, assim espero, as pessoas percebem que esse tal estilo deles é esse: escândalos, corrupção, maracutaias e coisas do gênero.

Dinheiro na cueca, dossiês fabricados por encomenda, comprar votos dos aliados nas casas legislativas, dinheiro público em quantidades e subsidiado para capitalistas amigos. Assim vai indo o tal estilo petista de governar.

A falta de ética cresce, se multiplica, impera e mina a credibilidade – que restava e aos poucos era reconstruída – nas instituições.

Os arranjos políticos, feitos apenas com o intuito de manter o poder, se constrõem com “aliados” que só querem o mesmo.

Eu acompanho a política brasileira, por interesse e por ser, depois, servidora pública, desde, ao menos, fins da década de 1940. Sim, 1940, afinal nasci em 1931.

Posso dizer – com toda a tranquilidade – que nunca vi esquemas assim de tal forma institucionalizados.

As vezes fico me perguntando até quando os brasileiros, sedados por pequenos ganhos imediatos, ficarão nesse estado de autismo, permitindo que esse pessoal se espalhe, cresça e continue usando e abusando do erário, desde o âmbito municipal até o nacional para fins pessoais ou desses pequenos bandos de famélicos por dinheiro e poder (esse último para mais dinheiro obter)?

A seguirmos esse caminho – que o governo Dilma já nos indica – as dificuldades do país farão muitos, o que seria ainda pior, querer a volta do novo messias, o que, na verdade, construiu esse esquema podre de poder: Luís Inácio Lula da Silva.

Muitos não percebem, nem perceberão, o que é ainda pior, que ele, Lula, é o responsável por legar a Dilma uma verdadeira herança maldita.

Uma herança maldita que aceita qualquer tipo de arranjo político para manter o poder, e, por isso, se alia com gente como Sarney, Collor, Renan, Jucá, Alfredo Nascimento, Paulo Maluf, Michel Temer, Anthony Garotinho etc. Gente essa que cobra um insuportável preço ao poder público no país em verbas e cargos.

Uma herança maldita que nos encalacrou num armadilha de juros altos, câmbio baixo, com inflação em perigosos patamares e um crescente endividamento público.

Uma herança maldita que, irresponsável com o futuro do país, quer, com fins inconfessáveis, e para nos transmitir uma ufanista, e similar ao que nos fizeram na ditadura de Médici, imagem de país grande, nos enfiar a realização de eventos internacionais de grande porte (Copa e Olimpíadas) que terão custos absurdos para os poderes públicos.

Uma herança maldita que em nada avançou na infraestrutura do país, nos mantendo com péssimas rodovias, portos, aeroportos e hidrovias, entre outros.

Uma herança maldita que em nada melhorou – na verdade piorou – com a capacidade de ação planejada e de regulação e fiscalização do poder público em nosso país, servindo apenas para atulhar o Estado com cargos comissionados para a companheirada.

Uma herança maldita, que de tão maldita que é, gosta de sigilos, e como gosta. Sigilos dos gastos com cartões corporativos, sigilos de documentos e sigilos de orçamentos.

Uma herança maldita que nos compromete o presente, apesar de nos comprar com migalhas, em troca de um futuro que pode ser ainda pior. Acorda Brasil, não se deixe dominar pelo messianismo demagógico, nem pela desesperança de uma saída melhor. Colocar esse pessoal para correr do poder é algo que pode ser feito. Isso começa agora, com nossos protestos e fiscalização, avança no ano que vem com as eleições municipais e nos coloca a chance de desmascarar o senhor Lula da Silva para que não pense em voltar – como se fosse consertar o que ele mesmo estragou – nas eleições de 2014.

Eu acredito que isso é possível, nisso coloco minhas energias.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: