Publicado por: blogdamariazinha | 04/07/2011

A Reprivada Federativa do Brasil, de Dilma Rousseff

Será que além das praias, o serviço em nosso país também está se tornando literal e metaforicamente uma privada? Será que o pessoal que combate a corrupção não deveria também fazer manifestações impactantes como as do Greenpeace?

Em 1993, segundo conferi no Google, o presidente do Partido Popular Socialista e Deputado Federal Roberto Freire (PPS – SP), escreveu um artigo magistral na Folha de S. Paulo intitulado “Abaixo a reprivada”.

Nesse artigo o parlamentar, e então líder do governo Itamar Franco na Câmara dos Deputados, argumentava que era preciso que a República fosse republicizada, no sentido cristalino de afastar dela os interesses privados que condenavam o poder público a ser o centro da corrupção no país.

Infelizmente, apesar de avanços que experimentamos nesse sentido, os retrocessos que foram causados por esses governos lulista-dilmista nesse campo nos fazem voltar anos atrás – e o que é pior – com um sentimento de que todos assim o fazem, que esse tipo de comportamento é normal no aparelho público brasileiro. Não é, nem pode ser.

Faço essas breves reflexões acerca desse novo caso de corrupção que abala o governo de Dilma Rousseff (será que iremos assim por quatro anos, um caso atrás do outro?), que envolve assessores diretos do senhor Ministro dos Transportes, senhor Alfredo Nascimento, que, por sinal, é o presidente nacional do tal Partido da República.

Esse partido, pelo que podemos avaliar, tanto em termo nacionais quanto em termos estaduais mais se parece com um bando* ou um grupo de conversadores que nada tem a oferecer a República que não interesses da Reprivada que a tantos anos tentamos sepultar em nosso país.

Esse senhor, diferente do que quer a presidente Dilma Rousseff, já com padrões éticos bastante “flexíveis”, não tem condições de permanecer na chefia do ministério. Como, ainda mais grave, dizer que será ele a conduzir as investigações dos problemas no seu ministerio, quando os envolvidos nas gravíssimas suspeitas são todos assessores diretos dele e por ele indicados? A raposa vai tomar conta do galinheiro?

Isso é a conta que o país paga para termos um governo com uma base de apoio sem ligação política e programática alguma, talvez isso sim, tenham um programa sigiloso, como bem gosta esse governo, instituir por definitivo a Reprivada Federativa do Brasil.

* – Significado de Bando
(fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?hl=pt-BR&gbv=2&um=1&tab=iw&q=cache:W60LaIeS4DoJ:http://www.lexico.pt/bando/+significado+de+bando&ct=clnk)
subst. m.
1. grupo de animais: um bando de pássaros
2. associação de malfeitores: um bando de ladrões
3. grupo de pessoas: um bando de amigos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: