Publicado por: blogdamariazinha | 28/06/2011

Ser e não ser, eis o que são – ou querem ser – os governistas capixabas no Congresso Nacional

Desses 12 aí da foto só o deputado federal César Colnago não é governista, falta na foto, ainda, o governista Ricardo Ferraço.

A CBN Vitória, por meio de sua competente âncora, a jornalista Fernanda Queiroz, está realizando uma série de entrevistas com os parlamentares federais capixabas sobre as questões que nos interessam no cenário nacional, especialmente a questão dos royalties, que ameça, já há muitos anos, a situação das finanças públicas capixabas.

Graças ao governo do senhor Luís Inácio Lula da Silva, e seu demagógico discurso protonacionalista em relação ao pré-sal, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, veem-se ameaçados de perder uma vultosa quantidade de recursos dos royalties e participações especiais advindas do petróleo e gás.

A situação se mantem e ao mesmo tempo se agrava com o governo Dilma Rousseff.

Interessante destacar que dos treze parlamentares federais capixabas, 3 senadores e 10 deputados federais, doze são governistas, apenas um é de oposição.

Os governistas, no entanto, parecem ter um problema de dupla personalidade ou de gostar de viver no duplo mundo de ser e não ser ao mesmo tempo. As entrevistas que a CBN Vitória está fazendo revelam esse estado político-mental-psicológico de nossos representantes de modo magistral.

Explico-me um pouco melhor.

Esses doze parlamentares capixabas quando estão em Brasília são governistas e votam tudo, ou quase tudo, que quer o governo federal, e quando estão aqui no Espírito Santo gostam de parecer como se fossem grandes dissidentes políticos, atores políticos autônomos e não vinculados ao esquema de poder que há 8 anos e 6 meses domina o governo federal e é responsável por nada fazer, por exemplo, pela nossa infraestrutura (aeroporto, portos, estradas etc) e ainda nos causar ameaças de perda de cerca de R$ 7 bilhões em recursos públicos.

Não podem ser independentes do governo federal pois este lhe garante a nomeação de vários apaniguados para cargos de destaque regional, como bem destacou matéria do jornal A Tribuna de ontem.

Hoje, inclusive, vão se reunir para discutir cargos na Superintendência Regional do DNIT, CODESA, Comitê Estadual Luz para todos, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, Superintendência Regional do INCRA, Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Superintendência do Patrimônio da União, Ministério do Planejamento, FUNASA, Superintendência Regional da CONAB, Superintendência Federal da Agricultura, Diretoria Regional dos Correios, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Fundacentro, PRF, DNPM e INSS, ufa, a reunião vai ser longa.

Para o distinto público, no entanto, agem como se nenhuma relação tivesse com esse governo. Parecem com os mais combativos parlamentares. Não é verdade, não é o fato, não é o que o comportamento de apoio político e das votações no Congresso Nacional demonstram.

Poderiam ter mais honestidade política com os capixabas. Ou assumem que nada podem fazer pelo Espírito Santo e veem no apoio ao governo federal o único caminho possível para, além de manter os cargos de sua indicação, conseguir algum mínimo apoio (põe mínimo nisso, vide liberação das verbas do orçamento federal para o Espírito Santo) ou assumem uma postura de oposição ou ao menos de independência desse governo que só faz nos causar problemas e perdas.

Afinal senhores congressistas, o que vai ser?

Você pode conferir as quatro entrevistas que já foram feitas pela CBN Vitória com congressistas governistas nos links abaixo:

http://www2.gazetaonline.com.br/includes/paginas/popup_cbn_audio.php?wma=cbnent_110628_01_wmbl.wma – Rose de Freitas

http://www2.gazetaonline.com.br/includes/paginas/popup_cbn_audio.php?wma=cbnent_110627_01_wmbl.wma – Paulo Foleto

http://www2.gazetaonline.com.br/includes/paginas/popup_cbn_audio.php?wma=cbnent_110622_02_wmbl.wma – Lelo de Freitas

http://www2.gazetaonline.com.br/includes/paginas/popup_cbn_audio.php?wma=cbnent_110616_02_wmbl.wma – Ricardo Ferraço


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: