Publicado por: blogdamariazinha | 27/06/2011

A ALES precisa de uma agenda positiva: que se realize o concurso público

As últimas notícias são que o concurso público e a corresponde extinção dos cargos comissionados na ALES estão mantidos. Esperemos que isso se mantenha até o prazo de 30 de junho.

São mais que conhecidas as críticas que faço ao Poder Legislativo Estadual.

Suas possibilidades de legislar são ínfimas se comparadas ao Legislativo Federal e perdem até, acho eu, para o que podem fazer as câmaras municipais.

Além disso a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, como a maioria delas, não cumpre a sua outra função básica que a de fiscalizar. Aqui no ES até convidar secretários é considerado uma atividade “contra revolucionária”, e que no mandarinato de Hartung Gomes era tratado como declaração aberta de oposicionismo.

O debate de políticas públicas é um outro ponto onde o nosso poder fraqueja solenemente. Não existe, na verdade, um acúmulo de conhecimentoe discussão naquela Casa que propicie esse tipo de coisa.

Para que a Assembleia Legislativa capixaba possa superar isso é mais que necessário um processo de profissionalização que venha a ser realizado progressivamente. Para isso é preciso que o número de servidores concursados daquele poder seja expandido com a correspondente redução do número de cargos comissionados.

Vejo, por isso, com muita alegria, a decisão do senhor Rodrigo Chamoun, atual presidente da Casa de manter a extinção dos cargos comissionados para o dia 30 de junho, como previsto em lei aprovada no final do ano passado, e já prorrogada uma vez, e, portanto, a realização do planejado, esperado e necessário concurso público. Esse caminho, sem volta em minha opinião, tem obstáculos. As vozes do atraso já se assanham abertamente e lutam contra o concurso e a extinção dos cargos comissionados, diante disso devemos todos apoiar a decisão do senhor Chamoun esperando que ele se mantenha firme na rota da modernização e qualificação daquele poder.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: