Publicado por: blogdamariazinha | 22/06/2011

Chávez sumiu

Chávez foi operado em Cuba. Qual a situação afinal?

Qual Wally os venezuelanos se perguntam “onde está Chávez?”. Em Cuba, é certo, mas o que está acontecendo? Qual era exatamente o seu problema de saúde? Porque ser operado em Cuba e não na Venezuela? (Será que como Stálin está descobrindo alguma “Conspiração dos Médicos” e, por isso, preferiu se operar em Cuba?)

Apesar da foto que tirou com seus mentores, os irmãos Castro, as dúvidas sobre suas reais condições de saúde persistem. A informação oficial foi de que ele foi operado por causa de um abcesso pélvico. Será apenas isso?

Como todo tirano que governa sustentado por sistemas fechados de poder as coisas sempre podem ser mais do que parecem com Chávez.

Eu, sinceramente, não me incomodo nem um pouco com a saúde dele. É um tipo de gente que não faz falta ao mundo, nem, muito menos e principalmente, à Venezuela.

O problema é que como o regime chavista-bolivariano é hipercentralizado na pessoa dele, as coisas que já não andam muito fáceis na Venezuela há muito tempo tendem a ficar ainda pior.

Crise energética, crise inflacionária, crise carcerária e crise de segurança pública, segundo leio em interessante matéria do jornal A Tribuna de hoje, são as principais dificuldades pelas quais passa o país. O medo dos seus asseclas em tomar decisões necessárias pode piorar ainda mais as coisas.

Talvez para Chávez, no entanto, a pior coisa é a sua crise de popularidade na América Latina. Pesquisa feita em 18 países da região sobre a popularidade dos governantes o colocou em penúltimo lugar, a frente só do seu amigo e mentor Fidel Castro. Sua nota foi de 3,9. Egocêntrico, como todo ditador, isso deve ser uma verdadeira “sentença de morte” para ele. Como avançar com o bolivarianismo (seja lá o que isso for) nas Américas quando o seu líder e “teórico” (isso é uma brincadeira tá gente) tem uma avaliação tão ruim?

Talvez, seja uma boa coisa esse sumiço, para que os venezuelanos que ainda estão hipnotizados pelo discurso chavista percebam que devem resolver a sua vida sem ele e possam, finalmente, se livrar dele quando vierem as próximas eleições.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: