Publicado por: blogdamariazinha | 20/06/2011

O transporte público é questão fundamental para sociedades modernas, aqui no ES também

As demandas do movimento dos estudantes vai além da luta contra o aumento das passagens. Merece apoio.

Desde 2009 que a maioria da população do mundo mora nas grandes cidades. Nesse processo se constituíram algumas megacidades com muitos milhões de habitantes ou conglomerados de cidades que formam um só núcleo urbano, como é o caso da nossa Grande Vitória.

Eu, já há muito tempo, penso que as políticas públicas municipais e estaduais, ao menos, deveriam se centrar em quatro grandes temas: saúde, educação, segurança pública e transportes coletivos. Nessas áreas acho que a intervenção governamental deve ir além da regulação e do controle de qualidade, deve mesmo participar direta ou indiretamente.

Aqui no Espírito Santo passamos os oito últimos anos, qual Carolina vendo o tempo passar na janela, e nada foi feito sobre a dramática questão da mobilidade urbana. Mais uma “desrealização” do mandarinato de Hartung Gomes. Como é do feitio demagógico dele, ao final do seu governo começou a anunciar uma série de conjecturas – como se ações fossem – para criar a impressão de ativismo governamental e pessoal.

Chegamos ao caos que se instalou na Grande Vitória. Transportes coletivos ruins que apesar de transportar 90% das pessoas ocupam 10% das vias públicas e os veículos particular o fazem na razão inversa. Não será construindo estacionamentos que resolveremos o problema.

Recebi uma boa mensagem, acerca do meu crítico post da ação dos estudantes intitulado “Pensando com o umbigo estudantes esquecem do país, por isso são tão infantis” (confiram em https://blogdamariazinha.wordpress.com/2011/06/16/pensando-com-o-umbigo-estudantes-esquecem-do-pais-por-isso-sao-tao-infantis/) onde o seu autor, que infelizmente não consigo identificar para lhe agradecer nominalmente, me chama a atenção para o fato de que efetivamente a demanda dos estudantes é muito mais ampla que preocupações com seus interesses meramente imediatos.

No comentário ao post esse cidadão destaca que as demandas do movimento são, entre outras:
1 – transporte público de qualidade. 2 – fim da máfia do transporte público. 3 – CPI do Transcol. 4 – ônibus 24h. 5 – Exoneração do comandante do BME que usa a polícia para BATER NO POVO ao invés de prender bandido. 6 – redução da tarifa. 7 – respostas para a pergunta: por que a tarifa aumenta todo ano? 8 – A entrega das propostas em mãos do Governador Casagrande.

Vale dizer que, infelizmente, nossa imprensa, de onde, via de regra retiro as informações para meus comentários cotidianos, não tem registrado uma pauta tão ampla desse movimento. Qual a razão? Não sei explicar.

De todo modo, a serem essas as intenções dos estudantes, me parecem demandas mais que justas e que, portanto, merecem o meu apoio,mesmo que isso signifique pouco. Continuo, apesar disso, rejeitando a ideia de que vias públicas possam ser fechadas. Querer garantir direitos, significa – SEMPRE – respeitar os direitos dos outros cidadãos.

Não poderia também, como já fiz antes, deixar de destacar a total inabilidade do governo estadual, principalmente de seu aparato de seguraça pública, para lidar com as manifestações. Não será com o Batalhão de Missões Especiais batendo em estudantes que a questão será resolvida.

Por fim, a mim parece, que já passou da hora do senhor Renato Casagrande demonstrar a qualidade de grandes estadistas e dar um passo significativo no sentido de receber os estudantes, uma comissão deles claro, e procurar resolver essa questão que, para além das demandas que eles apresentam, sabemos que é um problema sério que aflige cerca de um milhão de cidadãos da Grande Vitória que usam o transporte coletivo e que ficou, como muita coisa socialmente significativa, absolutamente relegada durante o período de desgoverno do senhor Hartung Gomes, esse “cadáver” político insepulto que ainda nos infelicita a existência.


Responses

  1. Parabéns pela postagem!! Fiquei muito feliz!!! Escrevi aqueles comentários porque acreditei que poderia conquistar o vosso apoio para esta nobre causa.

    Inclusive acabei de enviar este link para vários amigos, inclusive alguns do movimento estudantil. Sei que ficarão bastante agradecidos em ver estas opiniões proferidas por alguém como V.Sa., uma formadora de opiniões.

    Parabéns pelo blog. Está excelente! Continue assim.

    abraço e avante na luta!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: