Publicado por: blogdamariazinha | 16/06/2011

Mantega, o ministro que comemora uma falsidade por algo que não devia

O que será que esse sinal do Ministro quer dizer?

Ontem fiquei estarrecida ao ouvir a notícia de que o risco Brasil estaria pela primeira vez na história menor do que o dos Estados Unidos da América. A notícia falava que o ministro da Fazenda Guido Mantega comemorava o fato, falava da alegria da presidente Dilma com a notícia e afirmava em tom de grandiloquêcia que nunca antes na história isso havia acontecido, e que essa notícia demonstrava a vitalidade da economia brasileira.

Fiquei com o pé atrás como se diz. Me lembrei de imediato da comemoração que o governo Lula fez quando o Brasil acabou com as suas dívidas com o Fundo Monetário Internacional. Lula, qual um Pedro I do século XXI, falava em independência do Brasil, quiseram transformar uma sandice demagógica num ato de soberania nacional, trocaram dívida de longo prazo com juros pequenos por dívida de curto prazo com juros altos, grande negócio em senhores Lula e Mantega?!?!

Agora a demagógica sandice se repete. O ministro da Fazenda é o mesmo, trocamos apenas de presidente.

Primeiro é importante esclarecer que apenas um dos vários e possíveis indicadores de risco país que está abaixo do dos EUA, um tal de CDS, uma espécie de seguro que se paga pelo risco de não pagamento de dívidas.

Segundo é importante esclarecer que esse CDS está mais baixo apenas para o prazo de um ano, para prazos maiores, como o de cinco anos, está mais que o dobro, o do Brasil em relação ao dos Estados Unidos.

Terceiro é justo dizer que esse problema dos EUA decorre da disputa política que ocorre no Congresso dos EUA em torno da autorização que eles devem dar para a ampliação do teto da dívida do país. Essa autorização deve ser votada até o mês de julho.

Quarto é fundamental destacar que se os EUA não honrarem o pagamento de seus títulos, o que seria a primeira vez a acontecer em toda sua história, bem diferente da do nosso país, infelizmente, o Brasil será dos mais afetados, pois temos uma grande quantidade desses títulos em nosso Tesouro. Somos os quartos maiores proprietários desses títulos no mundo hoje.

Por tudo isso podemos ver que o senhor Mantega comemora uma coisa que não devia com um motivo que não existe. Vive no mundo das nuvens? Não acredito. É sim, rematado demagogo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: