Publicado por: blogdamariazinha | 09/06/2011

Natureza em fúria?

Não sou, claro, especialista em mudanças climáticas ou em outras questões ligadas aos fenômenos da natureza, mas, nos últimos tempos, os eventos naturais têm ganhado tonalidades de catástrofes e/ou interferindo diretamente em nossas vidas de uma maneira cada vez mais perceptível. Considerando o tempo de vida que já tenho, percebo, no entanto, a crescente violência dos fenômenos naturais.

Evidente que a simples observação empírica dos fenômenos naturais – sem maiores avaliações científicas – não deve ser o fio condutor de análises deterministas ou definitivas de que estamos à beira da catástrofe natural, mas que as vezes parece, parece.

Lembro, apenas para ilustrar o ponto, dos vulcões da Islândia e do que atualmente está em erupção na China, o tsunami no Oceano Índico e o do Japão, os ventos que hoje abalaram o Rio de Janeiro e São Paulo, as chuvas muito intensas e destruidoras que tivemos no Rio de Janeiro e em tantos lugares no Brasil desde o fim de 2010, e por aí vai a lista.

Uma coisa que, no entanto, me parece importante destacar e que, muitas vezes, as visões catastrofistas parecem esquecer ou omitir é o fato de que a concentração humana em cidades cada vez maiores contribuiu para um impacto maior de qualquer acidente natural.

Já somos mais de 7 bilhões de habitantes no planeta, e crescendo, e isso, com certeza, além dos impactos que causa na estrutura da Terra faz com que as massas humanas concentrem-se cada vez mais. Desde 2009 ou 2010, pela primeira vez na história humana, somos uma sociedade planetária mais urbana que rural, num processo que ganha velocidade e ainda vai se acentuar com a migração do campo para cidade de milhões de pessoas na China, na Índia, na Indonésia e em inúmeros países da Ásia e da África.

Além de estudar medidas para mitigar os nossos impactos na estrutura e nas possibilidades do planeta já passou da hora de estabelecermos políticas efetivas, eficientes e eficazes de prevenção de acidentes. A natureza e os seres humanos, com certeza, agradecerão.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: