Publicado por: blogdamariazinha | 20/05/2011

Itamarati despreza os brasileiros comuns

Bela foto do saguão do Aeroporto de Barajas que muitos brasileiros jamais conseguem ver por causa do abusivo comportamento das autoridades de imigração espanhola e da leniência com que o Itamarati trata do caso.

A coluna do jornalista Cláudio Humberto do dia 14 de maio (endereço: http://www.claudiohumberto.com.br/colunas_anteriores/?dataCalendario=2011-05-14) chama a atenção para a ineficiência e desinteresse com que são tratados os brasileiros comuns pela nossa diplomacia. A diplomacia “popular” dos governos Lula e Dilma tem revelado uma predileção especial pelos grandes negócios e eventos, deixando de lado a atenção dos cidadãos que estão em viagens de turismo ou estudos e até pequenos negócios.

O caso especial que comprova isso é antigo, é, num certo sentido, o “de sempre”, com a Espanha.

Os brasileiros continuam sendo detidos de forma desumana e cruel no Aeroporto de Madrid e o Itamarati diz apenas que “preocupa muito e há muito tempo o governo brasileiro”. Então, se estão assim tão preocupados, façam alguma coisa. Usem a musculatura de nossa força política e econômica para que esse tipo de situação não continue se repetindo impunemente.

Quando os brasileiros que chegam são barrados pela imigração espanhola são “jogados” numa sala sem comida e sem condições de dormir, ficam lá, como gado, esperando a hora – muitas horas, até mais de dia – pelo voo de volta para o país.

Atitude abusiva e desrespeitosa, pois inúmeros dos detidos tem dinheiro, cartas de convite de pessoas da Espanha e passagens de volta.

A Embaixada espanhola no Brasil, sem ter o que falar, afirma que o número de brasileiros detidos nessas condições “têm diminuído”.

Evidente que a aceitação de estrangeiros em um país – mesmo que para atividades de turismo – está incluída dentro da soberania do país e, portanto, formalmente falando a Espanha pode fazer isso. O que não pode é o governo brasileiro, por meio do Itamarati, aceitar esse absurdo e recorrente, por anos, comportamento espanhol e nada fazer. Até quando iremos assistir nossos compatriotas serem tratados dessa maneira e nada fazermos?

Se fosse algum dos grandes empresários que “mamam” nas polpudas verbas que as instituições estatais, como o BNDES, liberam por aí, com certeza nossos protestos seriam mais efetivos, mas como essas atitudes espanholas tem sido tomadas contra brasileiros comuns o governo lulista-petista-dilmista não faz mais que protestos inconsequentes.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: