Publicado por: blogdamariazinha | 18/05/2011

Aeroporto de Vitória: uma novela sem fim

Vista bastante comum do saguão do Aerporto-Aeroclube de Vitória. Quantos anos mais?

No governo do ex-presidente Lula, que tanto gostava de viajar, foi prometido aos capixabas inúmeras vezes que o Aeroporto, prefiro Aeroclube que me parece mais adequado, de Vitória seria reformado. Ficaria pronto em 2005 ou 2006 ou 2007, enfim, ficaria, pretérito imperfeito.

Já estamos em 2011 e nada ou tudo como dantes no quartel de Abrantes. Outro dia novo prazo foi dado: 2014, agora sentencia o governo Dilma.

Continuo, como sempre estive em relação a essa e outras obras do governo Lula-Dilma, cética.

A causa para o meu ceticismo é a efetiva incompetência administrativa-gerencial tão comprovada ao longo desses mais de 8 anos, além de uma certa tendência de ser leniente com erros e coisas ainda piores.

Agora, para completar, o juiz Federal Paulo Gonçalves de Oliveira Filho, atendendo pedido do Ministério Público Federal formulado pelo procurador Carlos Mazzoco, mandou impedir o reinício das obras.

“Tá vendo só”, dirão alguns dos cegos – por ideologia, alguns poucos, ou por interesses, vários muitos – defensores governamentais, “a culpa é do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça, algumas vezes também do Tribunal de Contas da União (TCU), que a todo momento emitem ordens de paralisação das obras”.

Mas por que essas ordens são emitidas?

No caso do TCU todas as vezes que mandou suspender a obra foram por evidentes vícios no processo licitatório que acarretaram preços abusivos ou até mesmo suspeitas – sejamos suaves – de corrupção.

Dessa vez o pedido do MPF foi feito para que os órgãos (ir)responsáveis possam fazer o que já deveriam ter feito, um Plano Específico de Zona de Proteção Aeroportuária (PEZPA), coisa fundamental visto que existem ao menos dez obstáculos na direção da projetada nova pista que são superiores em altura ao que permite a regulamentação da área.

Como é possível que até hoje, mais de quatro anos depois do prazo inicial previsto para a inauguração da obra, que esse Plano não exista?

Vai me dizer que é o que isso? Incompetência das mais claras e evidentes.

É por conta de coisas assim que, com certeza, não veremos esse aeroporto – que já está defasado para o fluxo de hoje – ser inaugurado em 2014. Quem sabe em 2022 no bicentenário da independência do Brasil?


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