Publicado por: blogdamariazinha | 13/05/2011

A política deve ser um lugar – também – para jovens

A participação dos jovens na política é algo fundamental e que deve ser estimulado.

Eu sou fã da juventude. Acredito na sua capacidade de, com espírito inovador e inquieto e também de doação, mudar as coisas.

Os jovens são, desculpem-me o lugar comum, o futuro da nação e do mundo.

Fico feliz quando vejo matérias, como a publicada no jornal A Gazeta de domingo, que destacam a participação e o interesse dos jovens pela política.

Gostei de ver aqueles cinco garotos, sem querer depreciar – afinal já sou uma senhora de alguma idade e experiência, se posicionarem sobre as dificuldades que a discussão e a participação na política enfrenta nesse segmento etário.

O diagnóstico parece bastante preciso e importante.

O André Marcelino chama a atenção para o fato de que o discurso – falso – de que todos os políticos não prestam acabam afastando os jovens da política.

Já Alexandre Marques chama atenção para o fato de que os cidadãos não se sentem representados pelo sistema político e afirma que devemos nos envolver mais, participar mais.

Luan Sperandio destaca a falta de transparência e de comunicação dos políticos com os cidadãos.

Pedro Henrique Sarkis destacou a necessidade de os cidadãos terem maior responsabilidade com a escolha dos nossos representantes.

Por fim, Fabrício Pancotto chamou a atenção para o fato de que a juventude mudou, mas ainda tem bandeiras, esperanças e desejos.

É muito importante que o sistema político brasileiro e capixaba se abram a participação desses jovens, que os políticos que tem já alguma experiência propiciem espaço para a atuação deles. Só assim terão condições, com toda a sua energia, de se dedicarem, com muito afinco e disposição, a construírem um sistema político que seja melhor que o que temos hoje.

Uma nota importante: Fundamental, penso eu, despertar nesses jovens o interesse pelo estudo e o debate. Só com pessoas que tenham espírito público somada à competência essa participação dos jovens pode redundar em algo positivo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: