Publicado por: blogdamariazinha | 11/05/2011

Punição por bom desempenho

Como não cedeu aos absurdos desejos do senhor Lula, o governo de Dilma, com sua influência econtrole sobre os fundos de pensão, acabou conseguindo, como admitiu o Ministro da Fazendo Guido Mantega, afastar o senhor Roger Agnelli da presidência da Vale apesar dos ótimos resultados que apresentou em sua gestão. Punição por bom desempenho. Pode isso? Só no governo do PT.

Já aconteceu há alguns dias. Esperava eu para ver se a mudança ía mesmo se concretizar, talvez sonhando com uma luz de bom senso desse governo petista. Acho que tive algum problema, é como pensar em tirar leite de pedra.

Falo aqui da absurda situação a que foi submetida a Vale, em especial o senhor Roger Agnelli. Foi punido por seu bom desempenho a frente da empresa, por sua preocupação em gerir a companhia da melhor forma possível, aumentando produção, produtividade, lucros e preocupando-se, sempre, em bem investir os recursos da empresa. Por isso foi punido por esse governo que não tolera o sucesso, especialmente de empresas privadas.

Esse governo, e o seu partido, não punem mensaleiros, não punem ministros que usam indevidamente recursos de diárias ou favorecem parentes com recursos públicos (falo aqui, claro, da Ministra da Cultura Ana de Holanda).

Esse governo, e o seu partido, gostam de premiar asseclas, sabujos e bajuladores com cargos até na mais alta magistratura do país, mesmo quando as qualificações são poucas ou inexistentes.

Esse governo, e o seu partido, gostam de premiar com os milhares de cargos comissionados que têm, boa parte dos quais criados por eles próprios, os seus “amigos do peito” do PMDB e outros partidos da base aliada, que destroem os Correios, não fazem nada com nossas estradas e aeroportos, com o DNIT e a Infraero, e vão assim contribuindo para dificultar o desenvolvimento do país e a qualidade de vida da sociedade.

O senhor Agnelli, que mostrou toda a sua competência gerencial e administrativa na direção da Vale, foi punido por que não se submeteu docemente às decisões políticas, e antieconômicas, que o governo Lula quis lhe impor. Foi assim, por exemplo, no episódio da compra de embarcações pela Vale. O governo Lula queria que ele comprasse embarcações no Brasil, ele as encomendou da China. O preço aqui seria de US$ 126.000.000,00 (cento e vinte e seis milhões dedólares) a mais por embarcação do que o dos chineses. Para os acionistas da empresa qual era o sentido de comprar embarcações aqui?

Depois da saída de Agnelli da direção da empresa as ações já sofreram sensível desvalorização, o próximo presidente, senhor Murilo Ferreira, terámuito trabalho para conquistar a confiança que o seu antecessor conseguiu graças ao sucesso que teve pelo qual acabou sendo punido pelo governo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: