Publicado por: blogdamariazinha | 01/05/2011

João Paulo II beatificado

João Paulo II, sua beatificação junto com a Festa de Penha é uma feliz coincidência para os capixabas.

No dia de hoje, numa feliz coincidência para os festejos em comemoração à nossa devoção por Nossa Senhora da Penha aqui no Espírito Santo será feita a beatificação de João Paulo II.

João Paulo II, nascido Karol Jozef Wojtyla em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice na Polônia, é até hoje o único Papa eslavo e polonês e foi o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Papa Adriano VI em 1522, foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978 e assumiu o pontificado em 22 daquele mês e ano, ficando nele até a sua morte em 2 de abril de 2005. É o terceiro Papa de mais longo pontificado. A sua frente só Pedro que ficou por 34 anos e Pio IX que ficou por 31 anos.

João Paulo II foi uma personalidade pública interessante. Politicamente, primeiro, envolveu-se, mesmo que discretamente, no combate ao comunismo, tendo sido, com certeza, uma das forças, que ao colaborar para o renascimento da fé cristã entre os eslavos, contribuiu para a queda do comunismo. Depois do fim desse sistema combateu, também, nesse caso, aparentemente sem sucesso, o materialismo capitalista.

No âmbito moral, João Paulo II era bastante conservador. Lutou contra o uso de preservativos, contra pesquisas de células tronco e tantos outros temas tabus para grande parte da hierarquia católica.

No que diz respeito à América Latina adotou postura decisiva e decidida contra a Teologia da Libertação, de inspiração marxista, segundo a visão deles, e, portanto, contraria aos pressupostos do cristianismo. Como exemplo disso – seu sucessor e na época grande apoiador em questões teórico-teológicas, Joseph Alois Ratzinger, Papa Bento XVI – puniu o frei Leonardo Boff, que acabou por se afastar da Igreja Católica.

Pessoa imensamente respeitada pela maioria dos cristão comuns do mundo, sua presença, inclusive na mídia, serviu para reavivar o cristianismo em várias regiões do mundo. Suas visitas, e o tradicional beijo no solo também. Esteve aqui no Espírito Santo e sua passagem, marcada por visita a Região de São Pedro, foi bastante inspiradora e com evidente preocupação social.

Tudo pesado, sua presença no Papado, em que pese todos os pontos negativos que podem ser levantados, parece ter uma contribuição positiva para um mundo mais cristão e mais humano.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: