Publicado por: blogdamariazinha | 01/05/2011

1º de Maio: Dia do trabalhador

A elite sindical pelega brasileira - de centrais como a CUT, a Força Sindical e a CTB - só usa os trabalhadores para isso: subir nas suas costas para colocar faixas que dizem que estão fazendo algo, na verdade só defendem seus interesses egoístas.

Hoje, dia 1º de maio, como é sabido por todos, comemora-se o Dia do Trabalhador. Essa data começou a ser comemorada, a partir de decisão da Segunda Internacional no ano de 1890 como dia de luta pela jornada de 8 horas de trabalho e outros direitos trabalhistas.

O marco – como também o é o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março – foi uma manifestação de trabalhadores dos EUA, que ocorreu no dia 1º de maio de 1886 e se transformou numa greve nacional.

Infelizmente, nos dias de hoje em nosso país – tamanha a cooptação das entidades sindicais por partidos da base governista -, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) é do Partido dos Trabalhadores (PT), a Força Sindical é do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem também uma central para chamar de sua, a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), as comemorações do 1º de maio servem apenas para comícios partidários e festividades com distribuição de brindes e grandes shows com cantores populares.

Conscientizar trabalhadores? Nem pensar. Discutir com os trabalhadores os caminhos e dificuldades dos trabalhadores com o governo? Um absurdo. Tratar de questões importantes para a vida dos trabalhadores como, por exemplo, a crescente inflação? Isso deve ser questão de governo.

A elite sindical pelega dessas centrais só quer saber de cargos e outros “canapés” que o poder dos “trabalhadores” atualmente lhe dispensa, interesses do trabalhador? Que é isso companheiro? Já se esqueceram faz muito tempo.

É por essas e outras que cada vez mais menos gente – contrariando o que afirmei no início do post – sabe que hoje que dia é esse e para que serve comemorar essa data. A questão é só mais um feriado que, esse ano, inclusive, para nada serviu, pois caiu num domingo, uma das grandes conquistas dos trabalhadores, um dia semanal de descanso remunerado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: