Publicado por: blogdamariazinha | 27/04/2011

O dragão da inflação está voltando, terão Dilma e Mantega condições de vencê-lo?

O dragão da inflação está voltando? Dilma e Mantega serão testados agora. Veremos.

O grande desafio de Dilma e, principalmente, Guido Mantega, ministro da Fazenda, está lançado: controlar a inflação. Agora será o teste da capacidade de técnica e politicamente tratar e resolver essa espinhosa questão.

Os seis primeiros anos do governo Lula (2003 – 2008) foram de bonança, do final de 2008 até meados de 2009 veio a crise internacional, mas, então, dadas as condições da época não teve Mantega grandes problemas, a questão, segundo a ótica perversa do ponto de vista das perspectivas do futuro era apenas gastar e gastar cada vez mais, assim, vaticinava o “grande” economista Mantega sairíamos da crise sem problemas, seria só uma “marolinha” segundo a demagógica construção, sempre bem apropriada para seus interesses políticos, de Lula.

A crise, no entanto, se mostrou bastante mais ampla e com consequências adversas além dasesperadas. Guido Mantega além de não saber de economia, parece não conhecer a história, não estudou a crise de 1929 e seu desenrolar posterior até os anos do início da Segunda Guerra Mundial, se não houvesse “faltado” essa aula saberia que apesar de toda a injeção de demanda feita a partir de 1933 até 1937, o ano de 1938 já apresentava indicadores econômicos preocupantes.

Voltando ao Brasil atual estamos amarrados em condições que tornam o combate à inflação bastante difícil. Vejamos:

1 – Nosso real valorizadíssimo em relação ao dólar e ao euro ajuda a conter a inflação, mas causa perda de competitividade de nossa economia e crescentes déficits da balança de transações correntes (tudo que entra e sai do país).

2 – Os gastos públicos são muito vinculados e o governo Lula assumiu compromissos que garantem o seu crescimento por vários anos (gastos para Copa e Olimpíadas, PAC, restos apagar e aumentos para servidores públicos, entre outros).

3 – Se aumentar os juros para controlar a inflação fará a nossa moeda se valorizar ainda mais causando mais problemas, se não aumentar terá dificuldade em conter a inflação em alta.

4 – O preço das comoditties em alta contínua ajuda o valor das exportações brasileiras, mas prejudica o preço do produto final de produtos que importamos ou que produzimos aqui, gerando preços mais altos, inflação.

A alta da inflação já é evidente para todos aqueles que freqeuntam os supermercados e as lojas, além, claro, dos postos de combustível, e tem efeito direto na qualidade de vida de todos, especialmente naqueles setores que acabaram de ascender para a classe média. A subida da inflação pode levar esse pessoal de volta para a pobreza. Como não cansam de dizer os economistas a inflação é o pior imposto que existe e afeta, principalmente, os mais pobres.

O desafio da dupla Dilma-Mantega será não permitir o retorno da inflação ao nosso país, quem já viveu essa experiência sabe como é ruim viver em um país com ela rondando nossos orçamentos a cada dia.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: