Publicado por: blogdamariazinha | 19/04/2011

O que nós exportamos? Só commodities

Dados do comércio exterior brasileiro e capixaba apresentados hoje pelo jornal A Gazeta demonstram, sem falar nisso, e mais uma vez, que a exportação dos portos capixabas é, basicamente, de commodities.

Uma pequena matéria no jornal A Gazeta de hoje revela, sem falar nisso, de modo evidente, como são pobres as exportações do sistema portuário capixaba. Não temos aquilo que se chama de valr agregado em nossos produtos.

O que diz a matéria?

Das 147 milhões de toneladas de mercadorias exportadas pelo Brasil no primeiro trimestre desse ano, os portos capixabas ficaram com um total de 37,5 milhões de toneladas. Isso representa 25,4% da carga do país.

Já no que diz respeito ao valor dessas mercadorias a situação é a seguinte: o Brasil movimentou mercadorias no valor de US$ 99,2 bilhões no trimestre e o Espírito Santo foi responsável por apenas US$ 9,4 bilhões. Isso representa 9,5% do valor das mercadorias.

Fácil concluir, portanto, que nossas exportações são basicamente de produtos de pouco valor agregado (dentro de um país que já tem, basicamente, exportações de pequeno valor agregado). Podemos destacar aqui o minério, a celulose, o mármore e granito e o café. Não sou nenhum gênio, mas não preciso verificar os dados para saber que o grosso de nossas exportações passa por esses produtos.

Por isso que quando ocorrem crises internacionais, como a de 2008-2009, a nossa economia é tão afetada. Já passou da hora do Espírito Santo procurar diversificar a sua economia e, principalmente, agregar valor à sua produção.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: