Publicado por: blogdamariazinha | 18/04/2011

Estante Virtual da Mariazinha: O monge inglês – Valeria Montaldi

Um ótimo romance histórico, na melhor tradição do suspense. Muitos lembraram do Nome da Rosa, de Umberto Eco. Frei Matthew, tem mesmo muito de William de Baskerville, mas tem também a sua originalidade que a autora, Valeria Montaldi, soube revelar nesse romance que se passa na Itália do século XIII. Vale muito a leitura.

O Monge Inglês
(http://paixaoporlivros-vick.blogspot.com/2011/03/o-monge-ingles-valeria-montaldi.html)

Autora: Valeria Montaldi

Editora: Record
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance Histórico

ISBN: 8501077690
1a. Edição / 2008
378 Páginas

– Sinopse:

O Monge Inglês marca a estréia da italiana Valeria Montaldi no Brasil.
Dona de uma surpreendente habilidade narrativa aliada à perfeita documentação histórica, ela, que já vendeu mais de 100 mil livros, é apontada como um dos maiores nomes do romance histórico de seu país.
A riqueza e complexidade na criação do personagem Matthew fez com que fosse comparado ao monge William de Baskerville, de O Nome da Rosa, de Umberto Eco.

Milão, 1246.

Na escuridão da noite, uma luz sinistra ilumina os muros da cidade: um incêndio está destruindo a casa de Guglielmo Salvo. O homem, respeitado mestre-pedreiro, morre em meio às chamas, junto com a mulher. No limiar do bosque, Judita, a bruxa do Quadronno, segue em silêncio a fuga cautelosa do homem que ateou o fogo.

Nesse ínterim, Arnolfo da Sala, abade de San Simpliciano, tem que enfrentar a prova mais difícil de sua vida: defender a honradez do monastério das tramóias de Birago, um comerciante sem escrúpulos. O recente e prestigioso matrimônio de sua filha Anselma com o herdeiro da poderosa família Della Torre, não é suficiente para esconder as turvas negociatas do comerciante: em pouco tempo, as suspeitas sobre sua conduta transformam-se em certeza.

O frade Matthew Willingtham, que volta a Milão para encontrar-se com o amigo Arnolfo, se vê obrigado, mesmo a contragosto, a ajudá-lo mais uma vez, compartilhando com ele o peso de uma culpa secreta. Enquanto os boatos que acusam Birago tornam-se cada vez mais recorrentes na cidade, Matthew busca uma prova que demonstre a inocência de Arnolfo. Ao longo do penoso caminho que lhe foi imposto, terá que arriscar a vida, mas encontrará também uma mulher capaz de despertar nele um sentimento que não acreditava que pudesse experimentar um dia.

A Autora:

A jornalista e crítica de arte Valeria Montaldi mora em Milão.
Autora de grandes sucessos literários, ganhou inúmeros prêmios com suas obras. O romance Il mercante di lana obteve grande sucesso na Itália, onde vendeu mais de 80 mil exemplares e ganhou o Ostia Mare de Roma, o Frignano e o Città di Cuneo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: