Publicado por: blogdamariazinha | 18/04/2011

Eleitores esquecidos ou políticos insignificantes?

Os eleitores têm coisa muito mais importante para lembrar do que o nome de políticos que também só costumam lembrar deles de 4 em 4 anos. Revanche.

Ontem o jornal A Gazeta publicou pesquisa do Instituto Futura sobre a lembrança que os cidadãos tinham daqueles em quem votaram nas eleições de outubro passado, somente seis meses atrás.

Os números são espantosos. Cerca de 55% não lembra em quem votou para deputado estadual em 2010, 61,2% não lembra em quem votou para deputado federal, e 53,4% não lembra do voto para senador. Além disso, 62,3% não sabem o nome de nenhum deputado estadual e 68,1% não sabem o nome de nenhum federal.

Se os políticos prestassem atenção a esses dados deveriam notar a necessidade de um processo de reconstrução do nosso sistema político. Essa falta de memória dos eleitoral não será resolvida com Ginko Biloba nem outro tipo qualquer de ativador mnemônico. Temos que ressignificar a política para os cidadãos brasileiros, e isso só será conseguido quando os cidadãos tiverem um mínimo de confiança no seu sistema de representação como legítimo representante dos seus interesses.

Enquanto os políticos ficarem no seu pequeno mundinho segregado, sem prestar atenção aos reclames da sociedade, sem perceber as mudanças que se operaram em nosso país e no mundo nos últimos 15 anos, mais ou menos, continuarão a ser insignificantes como demonstrado por mais essa pesquisa.

Com toda certeza esses eleitores, que não se lembram em quem votaram nas últimas eleições, têm uma série de informações em suas cabeças que para eles são muito mais significativas do que os nomes desses “caras” que só costumam se lembrar deles de 4 em 4 anos. É a revanche.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: