Publicado por: blogdamariazinha | 11/04/2011

Peru: o passado bate à porta daquele país

As eleições ocorridas neste domingo no Peru colocaram o passado, mais uma vez, batendo à porta daquele país. Diante da situação a opção menos pior parece ser o senhor Ollanta Humala.

Os resultados das eleições do primeiro turno das eleições presidenciais do Peru, realizadas ontem, dia 10 de abril, indicam que o passado continua batendo à porta daquele histórico país.

Era lá a sede do fantástico Império Inca, que de cerca do início do século XIII até o início de 1533, dominou vasta região do oeste da América do Sul.

As eleições desse ano, mais uma vez, demonstram que o passado que bate à porta do Peru. Não é, no entanto, o glorioso passado Inca, mas o triste passado de uma esquerda nacionalista de viés autoritário e, ainda pior, o passado, ainda mais recente, do corrupto, violento e ilegal regime fujimorista.

Triste, que aquele país não consiga abandonar o seu passado recente e se veja diante de tão pobres alternativas.

Não vejo, diante das circunstâncias, outra opção que não o voto no candidato nacionalista de esquerda Ollanta Humala. A candidata opositora, Keiko Fujimori, ao meu juízo, não merece consideração possível. O passado que ela representa não deve ter chance de ser revivido em nossas terras sul americanas.

Diante da difícil situação econômico-financeira daquele país na atualidade é de se esperar que o Brasil, de forma pragmática e não ideológica exerça alguma pressão para que o país possa dar passos adiante e não ficar estagnado no discurso chavista ou em algo parecido, caso, como espero, o senhor Humala ganhe as eleições


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: