Publicado por: blogdamariazinha | 09/04/2011

O massacre de Realengo: algumas observações

Trecho da carta deixada pelo assassino do Realengo. Isso é, óbvio, evidência da premeditação.

Essa tragédia que abala o Rio de Janeiro de modo específico e o Brasil de modo geral é algo sem precedentes em nossa história, tanto pelo que me lembro, quanto pelo que tenho ouvido especialistas falarem sobre o assunto.

Claro que tivemos outras tragédias com “serial killers” e outros tipos bárbaros de crimes, mas dessa forma, nunca. Isso, como tenho ouvido de muitas pessoas, é algo “tipicamente” americano. Lá existe uma cultura armamentista e uma facilidade para se adquirir armas que acabam – junto com inúmeros outros fatores – facilitando a ocorrência dessas coisas.

Uma coisa que me preocupa, no entanto, é uma “certa pressa” em fazer diagnósticos e propor soluções que podem, mais das vezes ter um caráter meramente demagógico.

Parece mais que evidente que o atirador era uma pessoa completamente desequilibrada. Portanto, ao meu juízo, temos aí um componente pessoal de ação que é difícil de prever.

Duas coisas, no entanto, me parecem importantes.

Nós deveríamos ter um serviço de assistência social, incluindo aí, claro, acompanhamento psicológico, nas escolas brasileiras que pudesse prevenir, ou ao menos tentar, que estudantes com algum tipo de situação de risco passassem despercebidos por nosso sistema educacional.

Precisamos também de maior controle e segurança nas escolas. Algum tipo de presença de segurança é fundamental, tanto para reduzir possibilidades de coisas como essa, quanto para evitar outros tipos de crimes que ocorrem, como tráfico e consumo de drogas, “bulling” etc.

Outras questões, como apressadamente discutir-se, mais uma vez, restrições à compra de armamentos e coisas do tipo me parecem pura pirotecnia e demagogia. Precisamos, claro, melhorar o controle de nossas fronteiras e portos, além da própria fabricação nacional de armas, mas isso é política de governo que há muito não é feito em nosso governo.

Não posso, por fim, como mãe e avó, deixar de expressar meus mais profundos sentimentos de pesar a todas essas famílias enlutadas, a tragédia de que foram vítimas, junto com seus filhos e netos, é algo superior a minha capacidade de dizer que “imagino como estão se sentindo”, todo o episódio é inimaginável e a dor que provoca em todos os diretamente envolvidos merece os nossos mais profundos sentimentos de carinho e compaixão, esperando que, com o tempo, possam se recuperar desse dramático momento. Minhas mais sentidas solidariedade e sentimentos.

PS – Preocupa-me a cobertura bastante sensacionalista da imprensa sobre o caso. Por mais que devamos esquadrinhar o ocorrido em busca de respostas não me parece adequado, por exemplo, ficar entrevistando as crianças envolvidas no episódios. Esses jovens que sobreviveram à tragédia não merecem ser objeto de especulação e “fama”, e sim de atenção e carinho, familiar, dos amigos e psicológico.


Responses

  1. Eu acho que é a discriminação a causadora de tantas tragédias as pessôas estão sendo vítimas dos própios apartaides social [violência gera violência !]

  2. Olá,vc falou tudo ,a mídia usa e explora como sempre os fatos para obterem ibope,instigam mais ainda o ódio,o sentimento de raiva e pior distorcem os fatos e buscam uma resposta com outros seres humanos que se julgam ilesos de cometerem tais violências,só porque possuem um bom convívio social,nível superior,pessoas supostamente acima de qualquer suspeita,fato este diferente do rapaz que vitimou as crianças,aqui não estou defendendo o rapaz Wellinton,apenas acho que se esses profissionais tivessem resposta para tudo ,o mundo não estaria assim,basta ver como cai por terra fator convívio social,estrutura familiar,educação de qualidade e nível superior,exemplos,Suzane Von Richthofen,Alexandre Nardoni,Caso Roger Abdelmassih,Eduardo Jorge Corsi Psicólogo renomado preso por pedofilia,esses apenas alguns exemplos de que o fato do Wellington ter ou não amigos,estrutura familiar ,educação entre outros blabla de uma sociedade falsa moralista e corrompida em seus valores éticos e morais usam para justificar tal conduta do mesmo,tentam como sempre mascarar e esconder as verdades para assim manipular e controlar toda sociedade que não quer enxergar o obvio,pois duro que seja.Sempre questionei meus familiares,amigos e principalmente DEUS ,do por que pessoas inocentes pagam pelos erros dos outros,do por que tanta gente ruim se davam bem, e com o tempo fui entendendo que infelizmente os inocentes talvez paguem pelos erro dos outros para que os errados percebam que são os culpados por todas as desgraças e mazelas humanas,os homens dizem compreender DEUS e seus propósitos e exemplos deixados por JESUS CRISTO ,para serem seguidos,muitos vendem e distorcem por interesses iguais da época a qual JESUS fora julgado e condenado,como sempre os homens vem julgando e condenado errado,escolhendo o caminho errado,temos o livre arbítrio ,e o que a maioria tem feito ,semeado o bem o mal?A sociedade vive debaixo de estereótipos de aceitação e inclusão social, se vc puxa uma perna é chamado de manco,se vc é gordo (A) é chamado de baleia,botijão de gás,se vc é magro vc é chamado de vareta,pau de vira tripa etc…,se vc é negro nem se fala,ente outros desrespeito,humilhações,preconceitos e discriminações,e o que a sociedade e os pais de quem cometem tais atos fazem para coibirem tais atos,NADA,NADA?
    Não justifica sairmos matando quem nós fazem mal,não com certeza,pois se assim o fosse teria feito isso no caso de meu filho quando tinha 06 anos e sofreu BULLYING ao ser chamado de LERDO,BURRO,CHORÃO E CAGÃO por sua professora,até hoje não gosta de escola,e a justiça ,os que se dizem defender os interesses da criança e do adolescente fizeram ,ameaçavam ele de ficar sem mãe,envia-lo para FUNDAÇÃO CASA SE ELE NÃO FOSSE A ESCOLA,AMEAÇARAM ME PRENDER,TANTO O É QUE EU FUI E PIOR NA FRENTE DO MEU FILHO QUE MAIS UMA VEZ FICOU EXPOSTO A HUMILHAÇÕES NA PORTA DE UM FÓRUM ONDE TODOS VIRAM SUA MÃE GRITANDO DESESPERADA POR ELE SENDO COLOCADA EM UMA VIATURA, É NORMAL ISSO,DEPOIS CRIAM COBRA PARA SEREM PICADOS E NÃO SABEM, ENQUANTO A DOR É DOS OUTROS QUE SE DANE, TALVEZ A VIDA DE UMA PESSOA NÃO VALE TANTO QUANTO A VIDA DE MUITOS,SÓ FALTA COLOCAR PRESO,a diferença entre meu filho e o Wellington é que meu filho não está só,já o Wellington não ,tanto é que ninguém da familia foi enterra-lo até hj segundo jornais,e será que é isso que DEUS ESPERA QUE FAÇAMOS,que nós tornamos um WELLINGTON,ou que reavaliamos onde estamos errando?TODOS SOMOS VITIMAS DE UM SISTEMA FALIDO E DE UMA SOCIEDADE ,DEMAGOGA ,DEVEMOS DAQUI PARA FRENTE OLHARMOS ,MILHARES DE CRIANÇAS NA RUAS,NAS DROGAS,SEM SAÚDE,SEM O QUE COMER,LAR ,PAIS SEM EMPREGOS,AS DIFERENÇAS SOCIAIS A VALORIZAÇÃO DO TER PARA SER,DA CARNE ,DO CORPO PERFEITO ETC..SE ESTIVESSEM CERTOS EM SUAS AVALIAÇÕES O MUNDO ESTARIA BEM!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: