Publicado por: blogdamariazinha | 06/04/2011

O que querem ser os deputados estaduais dessa legislatura?

Será que o destino da ALES, também nessa legislatura, é ser apenas um lugar para carimbar os projetos e vontades do Executivo como foi no mandarinato de Hartung Gomes?

Eu já fui deputada estadual. Estive na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) de 2003 a 2007. Não sinto saudades daquele Poder.

Não sinto saudades daquele Poder, não pelo pouco que ele pode fazer. No campo legislativo as possibilidades são mesmo mínimas graças a centralização da legislação em âmbito federal.

Não sinto saudades daquele Poder pelo pouco que ele pode fazer e não faz. Fui deputada estadual quando o maior ególatra, para usar expressão da coluna de hoje do jornalista Elio Gaspari no jornal A Gazeta, de nosso estado esteve no poder. A presença perniciosa daquele senhor no centro do poder capixaba foi algo extremamente aviltante para o Legislativo.

Aproveitando-se do período anterior ao seu mandato em que a ALES esteve no centro de toda a controvérsia política e administrativa do Estado, envolvida, como sempre lembrava o então governador Hartung Gomes, em “tenebrosas transações”, ele por meio de “calamitosas barganhas” embolsou o Poder Legislativo e calou, por completo, a voz daquela que é, por excelência a Casa da Democracia.

No período do senhor Hartung Gomes era uma “heresia” para um deputado exercer as suas funções constitucionais de legislar e fiscalizar. Pedidos de informação? Não podia, quem fazia era considerado de oposição. Convocação de secretários estaduais para explicar alguma situação ou problema? Sumo absurdo, coisa de oposicionista renitente. Proposição de leis? Só se fossem para “inglês ver”. Se substanciais era vetada e o veto, claro mantido. Convocação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)? Isso era entrar no “caderninho” de sua excelência para nunca mais sair.

Vejo que hoje a Assembleia caminha a passos rápidos para repetir a triste legislatura que participei e a seguinte, ambas submissas aos desígnios imperiais.

Como, diante da avassaladora crise que atravessa o sistema de saúde pública de nosso estado, não convocar o senhor secretário da área para ouvir dele quais são os problemas e quais as soluções que se esperam para a situação?

Como poderá a ALES ser um centro de discussões de políticas públicas, como anunciou o seu novo presidente, o jovem deputado Rodrigo Chamoun (PSB), se num momento como esse, e sem nenhuma explicação convincente, os deputados desistem de convocar o secretário de saúde?

Convocar um secretário num momento de crise aguda de um setor socialmente tão relevante é ser de oposição?

Ninguém deseja evidente um poder Legislativo arrogante que chantageie o Executivo. Não podemos aceitar também um poder submisso e impotente. Isso contraria o espírito da Constituição e os interesses da sociedade capixaba.

Será uma lástima para a democracia e a política de boa qualidade se o Legislativo capixaba por mais uma legislatura se tornar apenas um “carimbador maluco” ou um poder que é “voz do dono” dos projetos e dos interesses do Poder Executivo.


Responses

  1. é tia
    realmente nosso pais precisa passar por mudanças institucionais profundas
    do judiciario que nao funciona (alguma vez funcionou??? )
    a centralização do poder e verbas no governo federal que nada ou pouco faz pelo cidadão.
    sera que algum dia iremos ver algo melhorar ???
    acho dificil!! infelizmente vivemos na epoca do egoismo
    onde as pessoas só estão interessadas em si mesmo e no que podem ganhar com isso.
    mas mesmo assim precisamos lutar
    precisamos de um pais centrado nos municipios
    com municipios fortes, com poder de policia e poder e verba para dar saude e educação e segurança a população.
    vez que é nos municipios que moramos e vivemos e nao no pais
    alias
    esse conceito de pais é mesmo uma estupides enorme
    e governo federal forte uma burrice sem tamanho…
    bom… voltando ao ponto
    comecei a escrever este comentario para dizer que gostei muito do seu blog
    beijos grandes, continue o bom trabalho ! sem critica não havera melhoras!!!

    pcó


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: