Publicado por: blogdamariazinha | 01/04/2011

Concordo com Merval, mas acho mais

O jornalista Merval Pereira esteve ontem em evento da CBN Vitória e nos brindou - pelo que leio nos jornais - com uma compreensão mais ampla do fenômeno da corrupção. Concordo com ele e acho até que a visão dele pode ser ainda mais ampliada (a foto é de outro evento).

Leio no jornal A Gazeta de hoje algumas informações e posicionamentos do evento de ontem, que faz parte das comemorações dos 15 anos da Rádio CBN Vitória.

Gostei muito em especial da colocação do jornalista Merval Pereira que ao falar sobre a questão da corrupção chamou atenção para o fato de que além da corrupção em si, além, claro, da improbidade administrativa, a ineficiência governamental também é uma espécie de corrupção. Concordo com ele, mas penso que tem algo mais nesse caminho que Merval nos abre para termos um entendimento mais amplo dessa questão.

Penso que a burocracia, aqui usada no sentido cotidiano e não acadêmico, do termo é também uma forma efetiva de corrupção. A burocracia custa ao país enorme perda de recursos e energia humana e é um acinte contra o cidadão, porque lhe impede ou posterga um direito que deveria ser líquido e certo.

Assim temos que a corrupção pode ser por nós analisada de uma forma bem mais ampla e completa. Corrupção, além de se apropriar de bens e/ou recursos públicos para fins privados, de fazer ou deixar de fazer algo que deveria ser ou não feito independente de quaisquer tipos de incentivos materiais ou de outra espécie, também pode ser caracterizada como o impedimento – seja por ineficiência ou por burocracia – para o cidadão exercer os seus direitos.

Vista a corrupção assim dessa maneira mais ampla é preciso que medidas muito mais estruturais sejam tomadas para o seu efetivo combate e para que suas nefastas consequências sejam combatidas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: