Publicado por: blogdamariazinha | 25/03/2011

Supremo contra o povo

Além de cega e surda a, muitas vezes, silente justiça quando fala - como em relação a Lei da Ficha Limpa, fala uma m.... dessas.

Realmente estou até agora com uma raiva suprema contra o Supremo Tribunal Federal (STF) depois da terrível resolução contra a Ficha Limpa tomada anteontem.

Não é possível que – num caso tão emblemático e importante – o Supremo julgue contra a sociedade. Por que, supostamente, valorizar a segurança jurídica argumentando a favor do princípio da anualidade da lei para princípios eleitorais e não valorizar também o princípio da administração pública, estabelecido no artigo 37, da moralidade?

Foi interessante notar que suas excelências, os ministros do STF, mesmo os seis que votaram contra a Ficha Limpa, falaram que a moralidade pública é uma questão fundamental. Então, por que, na prática, desprezá-la?

Objetivamente essa decisão do Supremo Tribunal Federal contribui para a impunidade do país e, por decorrência, para a corrução. O mais grave elemento para a ocorrência da corrupção é, exatamente, a impunidade.

Foi também curioso notar – infelizmente minha raiva não me permiti lembrar quem – alguns ministros falando, e talvez até antecipando um julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, em defesa do trânsito em julgado dos processos antes de afastar qualquer cidadão da disputa eleitoral e/ou de um cargo público eletivo.

Logo o Supremo falar nisso? O mesmo STF que até hoje condenou apenas um ou dois políticos do âmbito federal com mandatos? O mesmo tribunal que tem centenas, talvez milhares, de processos contra políticos acusados de improbidade e corrupção, entre outros crimes, dormitando em suas prateleiras ou computadores?

O STF poderia, então, dar uma grande contribuição ao país, em defesa da moralidade pública, e organizar uma força tarefa para que todos os processos referentes a políticos tivessem um julgamento bastante rápido, assim, ao menos, o discurso da moralidade pública e da defesa do trânsito em julgado não ficaria tão dissonante de sua prática.

PS – Apenas para registrar: A cara de pau do Senhor José Sarney em defender a Lei da Ficha Limpa é sem igual. Como, logo ele, tão envolvido em inúmeras denúncias de conhecimento de toda a sociedade brasileira vem falar disso? Deveria ele cuidar dos seus atos secretos que continuam produzindo efeito e de tomar as medidas que anunciou em 2009 e não fez nada até hoje. Troféu Peroba para essa pessoa que nada tem de grande parte dos brasileiros a não ser o desprezo. Fora Sarney.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: