Publicado por: blogdamariazinha | 09/12/2010

É hoje o dia

Hoje, como todo dia, cada não conta no combate à corrupção. Dia 9 de dezembro, Dia Internacional e Estadual de luta contra a corrupção.

Hoje, dia 9 de dezembro, é o Dia Internacional e Estadual de luta contra a corrupção.

O Dia Internacional foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003 e o Dia Estadual foi criado por projeto de lei por mim apresentado, por sugestão da Transparência Capixaba, no ano de 2005.

Tenho muito orgulho de ter sido a propositora desse dia. A luta contra a corrupção, tão difícil e necessária, demanda um esforço cotidiano, mas é bom termos um dia que lembre dos problemas que esse mal causa em nossas cidades, em nossos estados, em nosso país e em todo o mundo.

Aqui em nosso país – e porque não dizer em nosso estado mais ainda – a luta contra a corrupção, em que pese toda a propaganda e o discurso demagógico do senhor governador Hartung Gomes, ainda é muito inconsistente, para dizer o mínimo.

Faltam inúmeras coisas como têm destacado aqueles que, para mim, se tornaram a referência dessa luta no Espírito Santo, como gosto de dizer, os meninos e meninas da Transparência Capixaba. Esse jeito de falar, carinhoso e de admiração, não pode levar ninguém a pensar que seja um tratamento que diminua a seriedade com que acredito eles desenvolvem essa luta já fazem nove anos.

Faltam: integração dos órgãos de combate à corrupção, planejamento estratégico, qualificação dos organismos policiais, ampliação da transparência pública, participação da sociedade, punição e muito mais.

Apesar de todos esses problemas e dificuldades tenho confiança, e esperança, que ao longo do tempo, e com a mobilização da sociedade, construiremos um país e um estado onde o combate a corrupção seja algo sério e efetivo. Torçamos para que “filhotes” da Transparência Capixaba surjam em todos os nossos municípios.

Por isso acho importante termos um dia para nos lembrarmos da gravidade do problema e nos concentrarmos em buscar soluções estruturais para o problema.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: