Publicado por: blogdamariazinha | 30/11/2010

Coser quer mais seis meses, ou mais, para pagar as dívidas que fez

Coser está preocupado, deve ficar ainda mais. os resultados eleitorais, para ele, foram muito ruins e a situação financeira da PMV é pra lá de crítica.

A Prefeitura Municipal de Vitória, a mais rica do Espírito Santo, passa por momentos de dificuldades. Essa dificuldades tem origem na crise mundial de 2008 – 2009, nas bondades que o governo federal fez com o chapéu dos outros durante a mesma crise, reduzindo alíquotas de impostos que impactavam o Fundo de Participação do Municípios (FPM) e as transferências vinculadas, e, ainda, a gastança desenfreada do senhor João Coser.

Já há muitos anos, o então prefeito de Vitória, e hoje deputado federal, Luiz Paulo Vellozo Lucas, chamava atenção para o fato de que, diferente do senso comum, administrar uma cidade com muitos recursos não era fácil, fatores externos e/ou internos podem a qualquer momento complicar a situação finaceira.

Luiz Paulo viveu inúmeras dificuldades durante seu governo, em especial no segundo mandato (2001-2004), quando a arrecadação dos municípios como um todo sofria com efeitos de crises mundiais e, principalmente, da enorme crise pela qual passava o nosso Espírito Santo.

Entregou a prefeitura para o senhor João Coser com todos os compromissos financeiros em dia e dinheiro em caixa, além de uma administração com uma organização bem melhor do que havia recebido de seu antecessor.

O senhor Coser, num estilo parecido com o de Lula, quis reinventar a cidade. Talvez um bordão valido para ele no início do seu mandato seria “nunca antes nessa cidade…”. Meteu os pés pelas mãos.

Desde o início achou que dinheiro cresce em árvores e que a economia mundial iria continuar “bombando” anos a fio.

Contratou muitas consultorias vultosas (lembram da Finatec que supostamente iria organizar a gestão da PMV?) e se comprometeu com obras e mais obras, além de criar mais cargos comissionados (que durante a campanha afirmara que iria reduzir) e criar outros gastos inúteis. Dinheiro entrava, dinheiro saia. Só fluxo de caixa, nada de reserva, nada de cuidado. Tudo em prol da demagogia eleitoral para a reeleição.

Agora depende da grana de Paulo Hartung (e daqui a pouco de Renato Casagrande) para pagar obras municipais e poder fechar as contas com um déficit de “apenas” R$ 35 milhões, segundo a PMV, ou de R$ 60 milhões, segundo sindicatos de empresas de construção.

Como já avisava Luiz Paulo a situação de Vitória se complicou. Fatores externos – crise e atuação do governo federal – e internos – politicagem, incúria e incompetência – se somaram e a situação é de crise.

Agora a PMV anuncia que em seis meses (ou mais se a arrecadação não corresponder aos desejos da instituição, como já avisou a secretaria de planejamento estratégico – que título, que inação) quitará os débitos. É esperar, e torcer, para que isso aconteça. No caso de Coser, sempre pode acontecer um imprevisto.


Responses

  1. É isso aí mãe, só lembrando que LP só falou que era difícil administrar cidade grande porque os boquirrotos do PT, em especial o sr João Coser, bradavam aos sete ventos que administrar Vitória era a coisa mais fácil do mundo. A idéia era desmerecer o inconteste sucesso da administração LP em Vitória.
    O pior é que a mentira pegou pela repetição, como tantas outras do PT, e Vitoria vai aprendendo pela via dolorosa uma lição que nos próximos capítulos também será aprendida pelo Brasil.
    Beijão.

  2. Sérgio, meu filho
    Obrigado pelo comentário. Fico muito feliz que você esteja acompanhando o Blog. As coisas que você afirma servem para ampliar o raciocíonio que desenvolvi. Eles usam a tática de Goebells como você bem disse.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: