Publicado por: blogdamariazinha | 26/11/2010

Guerra no Rio de Janeiro

A integração de forças no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro é mais um passo importante para o enfretamento necessário e inevitável que deve ser feito pelo poder estatal para derrotar os traficantes e colocá-los atrás das grades por bom tempo, desestruturando seu funcionamento.

Ontem a guerra civil que se desenrola, anos a fio, no Rio de Janeiro atingiu novo patamares de violência, de reação do estado e foi, diga-se, transmitida como um reality show.

A estratégia das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP’s) parece estar funcionando e os bandidos estão reagindo ao serem afetados em seus negócios e sistema de dominação.

A ação do poder estatal deve, ao meu pensar, ser dura, legal claro, mas muito dura.

Vejo como bastante positiva a integração em novos níveis de colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Marinha e do Exército.

As UPPs, e isso parece ter passado desapercebido de boa parte dos analistas e jornalistas – afora especialistas -, tem uma lógica adicional além da ocupação de áreas pela Polícia depois que são desalojados os criminosos, elas estão complicando a vida dos bandidos, pois estão, suavemente, quebrando a ligação dos traficantes com os consumidores de droga.

Está ficando mais distante e complicado, para os usuários da Zona Sul, os grandes consumidores de drogas no Rio de Janeiro, sejamos honestos e claros, adquirir o seu produto. Aquela é uma cidade dividida não apenas em morro e asfalto, mas sim em zona sul e zona norte.

Complicar o acesso dos usuários às drogas é algo que fere o bolso dos traficantes de morte, por isso reagem violentamente. Por isso a reação estatal deve ser muito dura, o mais dura possível.

O problema, parece, está mesmo dessa vez, sendo enfrentado com uma estratégia que pode, ao longo do tempo, conduzir a vitória contra essa dominação de enormes áreas da cidade pelo crime organizado, algo que não pode, de modo algum, ser tolerado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: