Publicado por: blogdamariazinha | 17/11/2010

Ainda sobre as eleições presidenciais no ES

É preciso que sejam explicitadas as causas da derrota de Dilma Rousseff no Espírito Santo. Além do corpo mole de alguns e das administrações municipais ruins do PT na maioria dos municípios, o discurso oposicionista de falta de ação de Lula no Espírito Santo foi bem recebido.

Ainda me surpreendo com os resultados das eleições presidenciais no Espírito Santo.

Quando se compara o resultado dela a todas as outras eleições proporcionais e majoritárias ocorridas em 2010 o resultado parece ainda mais negativamente avassalador para as lideranças que apoiaram Dilma Rousseff no estado.

O senhor Hartung Gomes – que agora luta para conseguir um cargo de segundo escalão no BNDES – tem que amargar essa derrota na sua conta, afinal fez barba, cabelo e bigode nas eleições de 2010. Faltou a cereja do bolo que seria a vitória de Dilma.

É verdade que Hartung Gomes não elegeu o senador Magno Malta, mas esse também fazia campanha para Dilma. Mais confusa fica de se entender a derrota de Dilma.

O governador, o governador eleito, os dois senadores eleitos, nove dos dez deputados federais eleitos e a grande maioria dos deputados estaduais eleitos apoiaram Dilma, e ela perdeu.

Além de algum corpo mole dessas lideranças, do degaste das administrações municipais petistas, em especial a do senhor Coser em Vitória, vale dizer que o discurso crítico oposicionista, do PSDB de modo geral, mas muito particularmente de Luiz Paulo, de que a administração Lula foi de uma completa desatenção para o Espírito Santo foi considerada correto pela maioria dos capixabas.

Tudo isso junto, a incompetência das administrações municipais do PT (com a exceção de Hélder Salomão em Cariacica) e a falta de ação do governo federal no Espírito Santo, abre um grande espaço de trabalho para os partidos de oposição, o PSDB em especial. Precisam, para isso, manter a coerência e ser uma oposição consistente, propositiva, ativa e que se comunique constantemente com a sociedade, além de apresentar quadros eleitorais com competência e ética, preparando-se para o embate de 2012.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: