Publicado por: blogdamariazinha | 28/10/2010

Uma decisão oportuna

Dirigir e beber é, claro, algo errado. Outra coisa era querer proibir as pessoas de tomar uma cervejinha só porque era dia de eleição. Ainda bem que acabou a Lei Seca em nosso estado. Menos uma intromissão desnecessária na vida dos cidadãos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) decidiu ontem que durante o segundo turno das eleições presidenciais não irá vigorar em território capixaba a chamada Lei Seca.

Essa atitude já havia sido tomada em outras eleições, municipais ou estaduais e federais, por outros tribunais. Mesmo no primeiro turno esse ano em outros estados isso já havia acontecido.

Nada mais justo do que acabar com a Lei Seca. Ao meu juízo é uma intolerável intromissão do Estado nos direitos individuais.

A justificativa para esse absurdo era que a medida visava conter a violência devido ao acirramento dos ânimos que a eleição propicia.

Duas falácias embutidas num só argumento.

Primeiro, pelo que consta, o Espírito Santo já é dos estados mais violentos da federação. Não foram os ânimos políticos, com toda certeza, que construíram essa violência. A segunda falácia é que, na verdade, o jogo político-eleitoral já entrou na rotina dos brasileiros e, apesar das baixarias na Internet, nos programas eleitorais e nos debates, além do ataque contra Serra no Rio de Janeiro, as campanhas, já há muitos anos, tem sido sem ocorrência de violência física. Estamos nos acostumando com a democracia.

Antes que alguém fale que estou aqui defendendo a bebida, é bom lembrar que já falei aqui no Blog sobre a minha visão bastante crítica sobre a permissividade com que tratamos o uso de bebida e da necessidade de um trabalho educativo e preventivo para combater o uso excessivo de álcool, principalmente pelos jovens.

Isso, no entanto, não vai, nunca, me fazer calar diante das indevidas intromissões estatais diante dos direitos individuais, no qual está, ao meu juízo, o caso da Lei Seca.

Que a Lei Seca morra em paz, dela não sentirei saudades.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: