Publicado por: blogdamariazinha | 27/10/2010

Pré-sal, mais uma demagogia de Dilma

Dilma repete mentiras em sua campanha como Lula fez em 2006. A mais escandalosa é a de que o PSDB vai privatizar a Petrobras. O PSDB precisa colocar as coisas no seu devido lugare combater a mentira e demagogia.

Entre as várias mentiras e/ou demagogias espalhadas pela senhora Dilma Rousseff ao longo dessa campanha está a de que o PSDB, caso ganhe as eleições, vai privatizar a Petrobras e o pré-sal. Mentiras e mais mentiras.

Isso precisa ser refutado de forma firme e clara, como fez o Deputado Federal Luiz Paulo Velloz Lucas na sua entrevista para o jornal Folha de S. Paulo publicada na última segunda-feira, dia 25 de outubro.

Existem privatizações boas e ruins. Existem privatizações feitas sob controle público ou sem controle público.

Esse governo, de Luís Inácio Lula da Silva, é mestre em privatizar as coisas sem controle.

Vejamos o caso dos mais de 150 bilhões de reais que repassou do Tesouro Nacional, emitindo títulos da dívida pública, com taxas de juros superiores a 10%, para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestar para grandes empresas privadas nacionais e internacionais a juros de 5% ou 6%. Quem vai ficar com o prejuízo da diferença? Eu, você e todos os contribuintes brasileiros.

Vejamos, ainda o caso do pagamento da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), do qual o governo tanto gosta de se gabar. Foi a mesma coisa. Trocamos dívida com juros baixos, para emitir títulos da dívida pública com juros altos. A diferença do prejuízo quem paga, mais uma vez, somos nós.

Voltemos ao pré-sal que é caso invertido.

Se olharmos os benefícios que conseguimos com a Lei do Petróleo de 1997, como o crescimento do setor de petróleo na composição no Produto Interno Bruto (PIB), com a maior geração de empregos pelo setor, com o enorme aumento dos impostos e outras contribuições como royalties e participações especiais pagos pelo setor aos diversos níveis de governo, verificamos que valeu a pena.

Como iremos fazer para investir os bilhões de reais, não dezenas, mas centenas, que precisamos para explorar o pré-sal? Emitir títulos da dívida pública para ficar eternamente capitalizando a Petrobras num mercado de risco ou permitir que a competição, com os benefícios que gera, inclusive para a própria Petrobras, vide o seu crescimento desde meados da década de 1990, ou conseguir captar os mais variados recursos internos e externos para cada vez nos gerar mais empregos, renda e tributos?

O PSDB precisa, ao meu juízo, deixar muito claro para a sociedade brasileira que o discurso demagógico de Dilma só nos trará atraso e dificuldades em aproveitar as possibilidades do pré-sal. Isso fez Luiz Paulo, isso deveria fazer José Serra e sua campanha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: