Publicado por: blogdamariazinha | 27/10/2010

O que querem os professores das universidades públicas?

As universidades públicas brasileiras precisam valorizar o mérito e a produtividade, se quiserem melhorar a sua qualidade. De outro modo, como alerta João Grandino Rodas, reitor da USP, se tornarão obsoletas.

Circula pela Internet um manifesto, supostamente, assinado pelos professores de universidades brasileiras – na sua esmagadora maioria de instituições públicas de ensino – onde os mesmos se declaram contrários à candidatura de José Serra à presidência da República.

É uma postura parcialmente ideológica, mas, principalmente, conservadora, contra o mérito, contra a produtividade do trabalho, contra metas e controles.

Os professores de instituições públicas ficaram acostumados durante o governo Lula a simplesmente receberem aumentos salariais sem compromisso algum com a ampliação do número de alunos, com a ampliação da quantidade de aulas, com a ampliação da quantidade de artigos científicos ou livros públicados, com o controle das verbas que recebem da CAPES/CNPq para a realização de pesquisas.

Se as universidades públicas brasileiras querem mesmo se transformar em locais de produção do conhecimento isso precisa mudar. Não é de modo algum aceitável, se queremos que as instituições de ensino superior contribuam para o desenvolvimento do país, que essa situação se mantenha.

Esse debate precisa ser feito, o dinheiro que sustenta as instituições públicas de ensino vem da sociedade, dos cidadãos pagadores de impostos e todos nós, com toda certeza, temos direito de que esses recursos nos tragam benefícios no curto, médio e longo prazo.

Vale, para iniciar essa discussão, penso eu, ler a ótima entrevista do Professor Doutor e reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas, nas páginas amarelas da revista Veja dessa semana. Fica o convite para esse debate tão necessário para o futuro do Brasil.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: