Publicado por: blogdamariazinha | 16/09/2010

TRE-ES promete uma boa coisa, vamos ver se vai fazer?

Esse verdadeiro atentado à democracia, que configura também compra de voto e abuso do poder econômico, precisa ser combatido. Esperemos que o senhor Pedro Valls Feu Rosa esteja falando sério.

Leio hoje no jornal A Gazeta que o presidente do TRE-ES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, informou que foi decidido o endurecimento da fiscalização e punição de crimes eleitorais no dia da eleição.

O principal crime eleitoral cometido nesse dia é a famosa “boca de urna”.

A “boca de urna” pretende captar os votos daqueles cidadãos indecisos, sendo interessante, principalmente, para cargos do legislativo, cujo debate provoca menos atenção, e é, na prática, uma forma de compra de voto disfarçada, é a “glória” do “caixa 2”, do abuso de poder econômico, da corrupção eleitoral.

Nos informa o TRE-ES que aqueles que forem pegos pela Polícia Militar realizando a “boca de ura” terá lavrado um boletim de ocorrência por crime eleitoral e responderá a processo que poderá ter uma punição que varia de multa até 2 anos de detenção.

Não sou favorável à pena de detenção para um crime desse tipo, mas acho muito salutar, na verdade absolutamente essencial, para a nossa democracia, que seja aplicada uma multa “salgada” para aqueles que transgridem a lei e conspurcam a política. Só assim incentivaremos a boa política, aquela feita pelo comprometimento e o convencimento e não pelo poder do dinheiro, especialmente do dinheiro do “caixa 2”.

Há muitos anos vejo algumas pessoas falando nisso, em especial o pessoal da Transparência Capixaba, mas, infelizmente, essa demanda sempre caia no vazio. Os “boqueiros” eram detidos (ilegalmente, posto que nada era oficializado) e no fim do dia todos eram liberados. Absurdo completo.

Agora, o senhor Pedro Valls Feu Rosa assume esse compromisso. Já assumiu vários nessa eleição e, sinceramente, não vejo resultados animadores, esperemos que ao menos esse seja cumprido com a devida eficiência.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: