Publicado por: blogdamariazinha | 13/09/2010

Estranha matéria

Realmente é difícil entender o objetivo de uma matéria como essa publicada pelo jornal A Gazeta intitulada Seis desafios mudar o estado. Será que queriam agradar a quem?

Tem coisas que por mais que tente entender fico mesmo sem resposta.

Uma das coisas que me deixa com essa sensação são certas matérias jornalísticas que são aparentemente bem intencionadas, mas que não servem ao propósito que apresentam.

Fiquei com essa sensação ao ler a matéria “Seis desafios para mudar o estado” que o jornal A Gazeta publicou no dia de ontem.

Os temas são os tradicionais e, ainda, os mais importantes: segurança, saúde, educação, desenvolvimento sustentável, infraestrutura e Assembleia Legislativa.

Em cada um dos temas os jornalistas fizeram uma “caixinha” com um item “foi bem” e outro “foi mal” relativo ao governo do senhor Paulo Hartung Gomes.

No item segurança, por exemplo, achei muito interessante que o item “foi bem” dizia que “O governo enfrentou desgaste internacional com as “masmorras”, mas cumpriu compromisso com o Conselho Nacional de Justiça e concluiu a transferência de todos os presos que estavam nas celas metálicas na Região Metropolitana, levando-os para presídios”.

Como foi bem? As masmorras continuam existindo e quem criou as celas metálicas foi esse governo. Dizer que foi bem por resolver um problema que ele mesmo criou não me parece certo, além do mais que só resolveu por muita pressão.

Na infraestrutura em que pese as responsabilidades não cumpridas do governo federal não se destaca que o governo estadual nada fez, não tomou providências para buscar resolver esses argalos que nos atormentam. Isso não é falado no item “foi mal”, por exemplo.

No item educação, apesar de ser feita menção ao absurdo número de professores de designação temporária, que são mais de 55% do quadro total de professores, não se faz uma nota crítica sobre isso. A queda do índice de analfabetismo no Espírito Santo foi decorrente da ação do governo ou do falecimento dos analfabetos?

Realmente são coisas que não consigo entender num jornalismo que se pretende ético, sério, responsável e de qualidade.


Responses

  1. Tive a mesma impressão sobre esta materia da Gazeta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: