Publicado por: blogdamariazinha | 31/08/2010

Pleito anestesiado

Como o cidadão aí da charge estamos nos encaminhando, com a esterelização do debate eleitoral, para uma grande decepção com os próximos governantes. Deles não conseguimos extrair nenhum compromisso com a sociedade capixaba. Isso acontece, em especial, com a candidatura do senhor Renato Casagrande que foge do debate e usa de discursos de vitimização e usa do preconceito e da judicialização da campanha para impedir o debate.

As eleições desse ano estão tomando, em minha opinião, um rumo totalmente inesperado.

Não falo aqui de pesquisas eleitorais. Essas não me preocupam na medida em que, como sempre se diz, são um retrato do momento e podem, com a evolução das campanhas, sofrer reviravoltas. Várias já ocorreram a favor e contra candidatos que apoiei ao longo desses vários anos na política, isso não me deixa tensa.

O que me preocupa, efetivamente, é a esterelização do debate político que os candidatos mais bem colocados nas pesquisas procuram impor e que a imprensa e as organizações da sociedade não têm sido capazes de desfazer.

Amparados por esquemas de poder que anestesiaram os cidadãos numa realidade ruim, mas com muitas e lindas propagandas, os candidatos governistas usam ainda de discursos vazios para impedirem o debate.

Tudo é ofensivo, tudo é transformado em recurso jurídico, tudo é preconceito e as respostas para as questões não aparecem.

Assim vamos chegando ao momento eleitoral com candidatos que lideram as pesquisas sem nenhum compromisso explícito com a sociedade.

Qual, efetivamente, a meta que o senhor Renato Casagrande assumiu com os capixabas para a saúde? Para a educação? Para a segurança pública? Para a infraestrutura? Para o desenvolvimento do interior?

O que vejo são discursos genéricos que, na eventualidade dele ganhar as eleições, não permitirão em nada ser cobrado. Ele sempre poderá dizer olhem o que disse e vejam se não estou fazendo. Pode não ter resultado algum, mas como não assumiu compromissos será algo inútil acompanhar e cobrar.

O que estaremos dando a eles, nesse caso, será um cheque em branco que ele, e sua súcia de asseclas, poderá usar da forma que quiser. Isso é péssimo para a democracia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: