Publicado por: blogdamariazinha | 23/08/2010

Contra a censura, todo apoio aos humoristas

Nesse domingo os humoristas capixabas protestaram contra a lei que proíbe e, portanto, censura o seu trabalho. A manifestação ocorreu em Camburi. Eles tem o meu apoio na sua luta.

Como diz o colunista da Folha de S. Paulo José Simão “o Brasil é o país da piada pronta”. É uma “piada” de péssimo gosto querer censurar o humor, mas isso está acontecendo em nosso país.

A política, em especial, fornece vasto material para o humor. Nessa época de eleições, então, nem se fala. O ridículo, o grotesco aparecem com força, o absurdo e a farsa revelam-se com força.

É o humor, muitas vezes mais que a política, que nos revela sem dó nem piedade tudo isso, nos “jogando na cara” os problemas que temos e que devemos pensar e agir sobre.

A função conscientizadora e questionadora do humor – mesmo que ele seja exercido como o simples e fundamental direito ao riso – não pode, de modo algum ser cerceada.

O humor político é parte fundamental do direito constitucional da livre expressão e, portanto, não pode, ao meu juízo, de modo algum ser questionado.

Não entendo porque agora, e só agora, resolveu-se colocar esse dispositivo absurdo da lei em vigor. Não me lembro de isso ter valido em eleições anteriores.

De minha parte os humoristas capixabas tem todo o apoio na sua luta contra essa inconstitucional e absurda proibição. Não é possível tolerar ou aceitar esse tipo de restrição.

Que venham as piadas, as ironias e tudo mais. Um sociedade livre tem que conviver com isso e com isso rir e aprender.

Penso que eles deveriam constituir um advogado e questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) essa determinação.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: