Publicado por: blogdamariazinha | 29/07/2010

Traficantes de classe média

Apenas para exemplificar aqui está foto do Gazeta Online de drogas apreendidas de jovens traficantes. Essa foto é de 2009 e de jovens de Aribiri. Será que existe alguma diferença da foto das drogas apreendidas com traficantes de bairros de classe média?

A principal chamada da capa de hoje do jornal A Gazeta é sobre o fato de jovens de classe média estão se tornando traficantes ao invés de somente consumidores de drogas. Mais um problema para todos nós.

O crescimento da apreensão de drogas no Espírito Santo também é destacado na matéria. Se mais é apreendido, podemos inferir que mais está chegando às mãos dos usuários.

A explicação dada para esse crescimento do número de jovens que participam do tráfico de drogas é que eles estão usando o tráfico para sustentar o seu consumo de entorpecentes. Parece lógico.

Essa, claro, pode ser a causa fundamental ou talvez a mais imediata. Julgo, no entanto, algo insuficiente. Seria muito “fácil” se fosse só isso.

E a desestruturação das famílias de classe média, com a perda de suas referências e de seus valores? E o culto do ter, do consumir, do ostentar que permeia fortemente a sociedade e, em especial, esse grupo? E a falta de punição e a perspectiva de ganhos fáceis? E a falta de percepção e de ação das escolas e outros grupos da sociedade? E a falta de opções para desenvolver capacidades e habilidades?

Evidente que temos que cobrar uma maior ação repressiva da polícia sobre o tráfico e os traficantes, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Apenas isso, no entanto, não resolverá o problema.

Não será dessa forma que iremos ter sucesso em afastar o problema das drogas de nosso cotidiano. Não será jogando para baixo do tapete nem somente prendendo e prendendo jovens traficantes de classe média.

Falta-nos uma política coordenada e, por isso, acabamos mantendo nossos valorosos policiais numa atividade de “enxugar gelo”. Eles prendem alguns que ou logo são soltos pela justiça ou ainda mais rápido são substituídos por outros.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: