Publicado por: blogdamariazinha | 05/07/2010

Leva, entrega e o que mais?

Apesar da institucionalidade da faixa de governador o senhor Paulo César Hartung Gomes tem andado pelo estado fazendo campanha de forma disfarçada ou não?

Tenho ouvido com muita atenção as declarações do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Desemargador Pedro Valls Feu Rosa, sobre a necessidade de eleições limpas, sem compra de voto e sem uso da máquina pública.

Ele, que além de jurista, tem origem em família de políticos, com toda certeza, entende do processo eleitoral sob os mais diversos ângulos.

O TRE-ES, inclusive, criou, esse ano, o Programa de Ética e Transparência Eleitoral (PRETE), numa iniciativa pioneira e inovadora.

Eu fico aqui pensando exatamente o que pode ser considerado uso da máquina pública.

Tenho lido, nos jornais, uma série de notinhas falando sobre a presença do governador do estado, Sr. Paulo César Hartung Gomes, em vários municípios onde ele, além de passear com os prefeitos, talvez tentando testar sua popularidade em comparação com a dos mandatários locais, vai fazer a entrega de máquina (tratores, principalmente, imagino eu).

Depois leio nos jornais que o senhor governador está presente em eventos conjuntos com o seu candidato a governador e ao menos um candidato a senador de sua coligação (muito triste querer esconder o outro candidato ao senado da coligação, o senhor Magno Malta).

A mim parece mais que evidente a vinculação que se procura criar entre os atos administrativos do governo (entrega de máquinas) com o ato político em defesa de algumas candidaturas específicas.

Não seria isso motivo mais que suficiente para que a Justiça Eleitoral abrisse algum tipo de procedimento investigatório sobre possível uso da máquina pública?

Até quando o TRE capixaba vai ficar apenas no discurso? O que será preciso para que entre em ação?

Em Brasília o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem sido bastante ágil em multar o presidente da República, a sua candidata de laboratório e outros asseclas por cometimento de infrações à Lei Eleitoral aqui ouvimos muito barulho, vemos muita espuma e pouca ação concreta e eficaz. Uma pena.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: