Publicado por: blogdamariazinha | 31/05/2010

Um sistema complicado

Essa é uma realidade constante nos terminais do Transcol, filas e espera. Os novos terminais não serviram em nada para amenizar a situação, na verdade, só fizeram complicar isso.

Eu não uso o Transcol. Segundo me informam os que usam isso é uma sorte minha.

O sistema foi criado com o intuito de organizar o sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, mas desde seu início enfrentou problemas e resistências.

Os municípios de Vitória e Vila Velha nunca integraram as suas frotas municipais ao Transcol. Não entendo a razão disso. Algo deve haver para que isso ainda não tenha acontecido.

Além disso o preço das passagens é caro se compararmos com o preço/distância percorrida de outras regiões metropolitanas. Talvez isso seja, entre outras coisas, reflexo de muitas categorias com vantagens especiais e do estado das vias públicas que encarecem o custo de manutenção.

Talvez isso seja resultado da falta de participação dos governos estadual e municipais na manutenção do sistema. Qualquer país que se preza tem os seus sistemas de transporte público mantidos diretamente ou com subsídios dos governos.

Muitas vezes, no entanto, quando o governo “mete a mão” o faz para complicar ainda mais o que já não estava lá nenhuma maravilha. Esse parece ser o caso com esses novos terminais do Transcol que foram instalados na Grande Vitória. Ao invés de servirem para dar mais agilidade e eficiência ao sistema, ocasionaram exatamente o contrário, tempos mais longos de espera e de viagem.

O que era ruim ficou ainda pior.

Não é justo penalizarmos assim as pessoas que usam o transporte coletivo. Essas pessoas contribuem para menor índice de poluição e para que o problema no trânsito já caótico da Grande Vitória não seja ainda maior e, apesar disso, acabam “pagando o pato” para ir e voltar ao trabalho, para o merecido descanso, para o simples divertimento, para realizar suas compras e tudo mais.

O sistema Transcol pode, com certeza, ser uma boa ferramenta, mas, para isso, precisa ser pensado do ponto de vista daqueles que o usam e não como mera ferramenta de redução de custos para as empresas e o governo, penalizando o usuário.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: