Publicado por: blogdamariazinha | 30/05/2010

Cidades do Mundo – Perth (Austrália) – Informações da Wikipédia

Perth (Austrália Ocidental)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Perth_(Austr%C3%A1lia_Ocidental)

Perth é a capital e maior cidade do estado australiano da Austrália Ocidental. Com uma população de 1 650 000 habitantes (2009), Perth ocupa a quarta posição entre as maiores cidades do país, com uma taxa de crescimento consistentemente acima da média nacional. É também uma das metrópoles mais isoladas de todo o planeta e um importante centro comercial e industrial do país.
Perth foi fundada em 12 de junho de 1829 pelo capitão James Stirling como o centro político do livre-colono Swan River Colony. Foi colonizada principalmente por britânicos, que a fundaram a 20 km do mar. No passado teve grandes minas de ouro, sendo este seu principal produto.
Perth fica no estuário do rio Swan. O seu nome provém da cidade de Perth, na Escócia. A sua área metropolitana fica entre o Oceano Índico e uma zona baixa costeira conhecida com o nome Darling Range, abrangendo mais de 30 localidades como Fremantle, Bayswater, Canning, Stirling, Gosnells, Nedlands, Peppermint Grove, Claremont, Victoria Park e Armadale.
A cidade mais próxima de Perth com mais de um milhão de habitantes é Adelaide, que está a 2104 km de distância, o que faz de Perth a cidade de mais de um milhão de habitantes “mais isolada” do mundo.
Tem um porto bastante ativo, destinado especialmente à exportação do ouro, níquel, ferro e alumínio produzidos na Austrália Ocidental.

História

A julgar pelos restos arqueológicos encontrados, a presença humana na área onde hoje fica a cidade de Perth, data de há pelo menos 40 000 anos.[1]
A população aborígene australiana da área diminuiu após a chegada dos primeiros colonizadores procedentes do Reino Unido da Grã-Bretanha, por causa de doenças e perseguição direta ou difusão, incluindo o alcoolismo.
As explorações na área feitas por britânicos, franceses e neerlandeses começou no início do século XVIII, embora a primeira observação documentada na Europa da região ter sido feita pelo capitão holandês Willem de Vlamingh e sua tripulação em 10 de janeiro de 1697.
Em 1827, James Stirling chegou à região e fundou um pequeno povoado que viria a ser tomado por Charles Fremantle. Em 1829, estabeleceu uma colônia que levaria a esta cidade, sendo esta a data que é considerada a fundação da cidade.
A Rainha Vitória concedeu o estatuto de cidade ao povoado, em 1856.
O maior desenvolvimento econômico de Perth começou após a descoberta de vários depósitos de ouro em Kalgoorlie e após a conclusão das obras da ferrovia transcontinental em 1917.

Geografia

Perth é uma das áreas metropolitanas mais isoladas na Terra. A cidade mais próxima, com mais de um milhão de habitantes, é Adelaide, que está localizada a 2104 km de distância. Perth está geograficamente mais próxima de Timor-Leste ou de Jacarta (Indonésia), do que de Sydney, Melbourne ou Brisbane. É o ponto antípoda das ilhas Bermudas.
Perth está situada junto ao rio Swan, que recebe o seu nome a partir do cisne-negro. Este rio tem sido tradicionalmente conhecido pelos habitantes locais como Derbal Yerrigan. Em 1697, uma expedição holandesa capitaneada por Willem de Vlamingh atingiu o estuário do rio de água doce, o segundo em comando da expedição, Gerritt Collaert, batizado no rio por causa dos cisnes negros que habitavam. [2] O centro da cidade e a maioria dos bairros estão localizados na planície costeira do rio Swan e na costa do Oceano Índico. Os solos desta área são completamente estéreis.

Distrito central e negócios
O distrito comercial central de Perth é delimitada pelo rio Swan para o sul e leste, com Kings Park na extremidade ocidental, enquanto que as linhas ferroviárias formam uma fronteira. St Georges Terrace localiza-se na rua de destaque da área, com 1,3 milhões de m² de espaço de escritório no CDB. Hay Street e Murray Street possuem a maior parte do comércio a retalho e de entretenimento. O edifício mais alto da cidade é o Central Park, que também é o sexto edifício mais alto na Austrália, embora esteja a ser ultrapassado pelo City Square, em 2012.

Clima
A cidade de Perth os verões são geralmente quentes e secos, com duração de dezembro a março (como em todo Hemisfério Sul), geralmente sendo fevereiro o mês mais quente do ano, fazendo Perth um exemplo de uma cidade com clima mediterrânico (classificação climática de Köppen-Geiger). A temperatura mais quente já registrada em Perth foi de 46,2 °C (115,2 °F), em 23 de fevereiro de 1991, mas acredita-se que a temperatura naquele mesmo dia havia chegado a 46,7 ° C (116,1 °F).
Os invernos são relativamente frios e chuvosos. A temperatura mais baixa registada em Perth foi -0,7 °C (31 °F), em 17 de junho de 2006. A temperatura mais baixa na área metropolitana de Perth foi -3,4 ° C (25,9 °F) no mesmo dia no Jandakot Airport.
O dia mais chuvoso foi 9 de fevereiro de 1992, quando 120,6 mm de água caíram.

Demografia
A população de Perth é em sua maioria constituída por descendentes de europeus. A cidade foi fundada pelos britânicos e irlandeses. Em 1971 os descendentes de britânicos residentes na cidade representavam 31% da população total de Perth.

Grupos étnicos
Em geral, Perth apresenta uma população formada grandemente de brancos, principalmente de origem britânica e irlandesa. Os mestiços do país também são notáveis, resultado da miscigenação entre os colonizadores, nativos e imigrantes das ilhas próximas da Oceania.
Em 2006, os grupos de maior ascendência na área metropolitana de Perth foram: Ingleses (168.483 pessoas), irlandeses (115.384 pessoas), escoceses (113.846 pessoas), chineses (53.390 pessoas), neozelandeses (33.751 pessoas), malaios (18.939 pessoas), sul-africanos (18.683 pessoas), italianos (18.071 pessoas) e indianos (14.007 pessoas). Havia 3.101 autóctones na cidade (0,2%). Brasileiros não totalizavam 5.000 pessoas.
A população de Perth é notável pela alta proporção de britânicos residentes na cidade. Perth possui uma densidade de britânicos maior até mesmo que a densidade de Sydney, que apresentava, em 2006, 145.261 britânicos imigrantes.
A composição étnica de Perth mudou em meados do século XX, quando um número significativo de imigrantes europeus chegaram na cidade. Antes disso, a população Perth tinha sido quase completamente anglo-celta na origem étnica. Como Fremantle foi o primeiro landfall na Austrália, para muitos navios de migrantes provenientes da Europa nos anos 1950 e 1960, Perth começou a experimentar um influxo de diversas pessoas, que incluía italianos, gregos, holandeses, alemães, croatas, bósnios, sérvios, poloneses, tchecos , russos, ucranianos, macedônios e muitos outros. A influência italiana na área de Perth foi substancial. Subúrbios que cercam a área de Fremantle, na cidade, como Spearwood e Hill Hamilton também contêm altas concentrações de italianos, croatas e portugueses. Perth também tem uma comunidade judaica – em número de 20.106 em 2006 – que emigraram principalmente da Europa Oriental e, mais recentemente, da África do Sul.
Outra onda mais recente de chegadas inclui minorias européias da África Austral. Os nascidos na África do Sul chegaram a ultrapassar os nascidos na Itália. Atualmente, sul-africanos no país são o quarto maior grupo étnico. Até 2006, havia 18.683 sul-africanos residentes em Perth, representando 1,3% da população da cidade. Muitos zimbabwenses emigraram para Perth durante os anos 1980 e 1990, na medida em que a cidade tem sido descrito como “a capital australiana dos africanos em exílio”. A frase “Embalagem para Perth” tornou-se associado com os sul-africanos que optam (ou optaram) por emigrar, às vezes, independentemente do destino. A razão para Perth ser tão popular entre os sul-africanos tem sido muitas vezes a localização (perto da África), a grande quantidade de expansão e espaço e o clima ligeiramente mais quente, em comparação com outras grandes cidades australianas.
Nas últimas três décadas, o Sudeste Asiático tornou-se uma fonte cada vez mais importante de migrantes, com as comunidades da Malásia, Indonésia, Cingapura, Hong Kong, China e Índia. Haviam 53.390 pessoas de ascendência chinesa em Perth em 2006 – 2,9% da população da cidade.
A comunidade da Índia inclui um número significativo de persas que migraram do mercado brasileiro – Perth é a cidade mais próxima da Austrália para a Índia. Indianos na cidade, de acordo com o senso de 2006 são em torno 14.094 pessoas, ou 0,8% da população. Perth também abriga a maior população de origem anglo-birmanês no mundo, muitos se estabeleceram na cidade após a independência da Birmânia em 1948 e agora a cidade é o centro cultural para todo o mundo anglo-birmanês. Há também um anglo substancial da população indiana em Perth, que também se instalaram na cidade após a Independência da Índia.

Política

Organização Administrativa
Perth abriga o Parlamento da Austrália Ocidental e do Governador da Austrália Ocidental.
Atualmente, 42 da Assembléia Legislativa 59 e 18 assentos da Assembleia Legislativa 36 lugares baseiam-se na área metropolitana de Perth a partir da eleição estadual de 2008. Perth is represented by 9 full seats and significant parts of three others in the Federal House of Representatives, with the seats of Canning, Pearce and Brand including some areas outside the metropolitan area. Perth é representado por 9 lugares cheio e partes significativas de outros três na Câmara Federal dos Deputados, com os assentos de Canning, Pearce e Brand incluindo algumas áreas fora da região metropolitana. The metropolitan area is divided into over 30 local government bodies, including the City of Perth which administers Perth’s central business district . A área metropolitana é dividida em mais de 30 órgãos do governo local, incluindo a cidade de Perth, que administra distrito de Perth central de negócios.
A mais alta corte do Estado, a Suprema Corte, está localizada em Perth. O Magistrates ‘Court tem seis localizações metropolitanas. O Tribunal Federal da Austrália e Julgados de Paz Federal ocupam o prédio da Commonwealth Law Courts em Victoria Street, Perth, que é também o local para as sessões anuais de High Court.

Infra-estrutura
Comunicações
Como outras cidades australianas, Perth é servida por cinco estações: ABC, sete, nove, dez e SBS (como todos os outros estados da Austrália). Uma estação de comunidade, o Access 31, encerrou suas atividades em agosto de 2008.
A televisão produzida em Perth inclui edições locais do atual programa e outros tipos de programação, como documentários e desporto. Uma maratona anual tem sido transmitido desde 1968 para levantar fundos para instituições de caridade, incluindo Princess Margaret Hospital for Children.
Os principais jornais de Perth são The West Australian e The Sunday Times.
As estações de rádio estão em AM, FM e DAB + freqüências. Incluem estações ABC News Radio (585AM), 720 ABC Perth, Rádio Nacional (810AM), Classic FM (97.7FM) e Triple J (99.3FM). As 6 estações comerciais locais são: 92,9, Nova 93,7, Mix 94,5, 96fm, em FM e 882 6PR e 1080 6ix em AM. DAB + tem basicamente o mesmo que tanto FM e AM mais centrais nacionais a partir do ABC SBS, Radar e Rádio Novanation, juntamente com as estações locais My Digital e Perth HotCountry. Estações de rádio comunitárias importantes incluem RTRfm (92.1FM), Sonshine FM (98.5FM), SportFM (91.3fm) e Curtin FM (100.1FM).

Transportes
Ruas
Perth tem uma rede rodoviária com três auto-estradas, nove rodovias metropolitanas e não estradas com portagem. O Graham Farmer Freeway, incorporando o túnel Northbridge, foi construído no ano de 2000 por uma série de razões. O objetivo principal do túnel é uma ligação entre a região oriental e ocidental de Perth.
O transporte público metropolitano de Perth inclui trens, ônibus e ferrovias. São fornecidos pela Transperth, com linhas para as zonas rurais fornecidos pelo Transwa. Perth oferece ainda, viagens sem custo de trem à região de Smartrider. São livres para todos os usuários.

Cultura

O Perth Cultural Centre é ao mesmo tempo uma área do centro de Perth e o nome coletivo para os principais edifícios da Art Gallery of Western Australia, o Western Australian Museum, a Alexander Library, State Records Office e o Perth Institute of Contemporary Arts (PICA).

Museus e galerias
O Western Australian Museum tem uma extensa coleção de artefactos aborígenes e numerosas exposições zoológicas e sobre a sociedade australiana.
O Western Australian Maritime Museum em Fremantle, inaugurado em 2002, mostra objetos marítimos de todas as épocas e inclui um antigo submarino da Royal Australian Navy. Alberga o Australia II, o iate que ganhou a America’s Cup em 1983.
A Art Gallery of Western Australia é a casa da Coleção de Arte do Estado, a State Art Collection.

Religião

Perth é a sede da Arquidiocese de Perth. Os católicos romanos compõem cerca de 23% da população da cidade, e o catolicismo é a denominação de maior número de seguidores. Outras denominações cristãs perfazem cerca de 28% da população. Aproximadamente uma em cada dez pessoas de Perth afirmam não ter religião, representando 11% da população. O Budismo e o Islamismo possuem cerca de 20 000 adeptos. Perth também tem um considerável número de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (cerca de 50 000 aderentes) e os Santos dos Últimos Dias possuem um templo na cidade, o Templo de Perth, Austrália. A cidade também tem uma das maiores populações judaicas na Austrália, totalizando cerca de 10 000 judeus, com ambas as sinagogas ortodoxas e progressiva e uma escola judaica. A comunidade Bahá’í tem por volta de 1500 membros. Outras denominações religiosas não chegam a representar 1% da população.

Culinária
Perth tem muitas cozinhas de quase todos os países. Algumas delas incluem chinês, indiano, japonês, malaio, coreano, cozinha italiana, turco e polonês. Muitos outros podem ser encontrados em toda a cidade. Um café suburbano em Perth recebeu o título de melhor criador do mundo de pizza gourmet.

Cidadãos ilustres
Artistas
Judy Davis (1955 – ), atriz ganhadora de três Prêmios Emmy.
Andrew Farriss (1959 – ), tecladista de INXS.
Alan Fletcher (1947 – ), ator de cinema e televisão.
Melissa George (1976 – ), atriz de cinema e televisão.
Gigi Edgley (1977 – ), atriz de televisão
Rolf Harris (1930 – ), músico, compositor e apresentador de televisão.
Heath Ledger (1979 – 2008), ator de cinema ganhador do Oscar.
Luke Steele (1980 – ), Músico, compositor, vocalista de The Sleepy Jackson e Empire Of The Sun.
Sam Worthington (1976-), ator de cinema

Desportistas
Herb Elliott (1938 – ), atleta vencedor de uma medalha de ouro olímpica.
Justin Langer (1970 – ), jogador de críquete profissional.
Stuart MacGill (1971 – ), jogador de críquete profissional.
Karen Marsden (1962 – ), jogadora de Hockey Hierba ganhadora de uma medalha olímpica.
Bruce Reid (1963 – ), jogador de críquete profissional.
Shirley Strickland (1925 – 2004), atleta vencedora de três medalhas de ouro olímpicas.
Louise Sauvage (1973 – ), atleta ganhadora de várias medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos.

Escritores
Greg Egan (1961 – ), novelista e autor de ficção científica.
Paula Alejandra Gaete (1982- ), ensaísta de filosofia.

Militares
John Winthrop Hackett Junior (1910 – 1997), general.

Políticos
Kim Beazley (1948 – ), ex-líder do Partido Trabalhista Australiano.
Brian Burke (1947 – ), ex-primeiro-ministro da Austrália Ocidental.
Walter James (1863 – 1943), ex-primeiro-ministro da Austrália Ocidental.
Sharryn Jackson (1962 – ), membro da Câmara de Representantes da Austrália.
George Leake (1856 – 1902), ex-primeiro-ministro da Austrália Ocidental.
Judi Moylan (1944 – ), membro de Câmara de Representantes da Austrália.
Billy Snedden (1926 – 1987), ex-líder da oposição australiana.
Kim Wilkie (1959 – ), membro da Câmara de Representantes da Austrália.

Referências
1.↑ Sandra Bowdler. Pleistoceno Pacífico. Universidade da Austrália Ocidental.
2.↑ Patrimônio Ícones: Janeiro – O Rio Swan.
3.↑ Sister Cities: City of Perth.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: