Publicado por: blogdamariazinha | 24/05/2010

Boa ação da Igreja Católica em Cuba

Para avançar além do que foi conquistado pela ação da Igreja Católica em Cuba é preciso ação da comunidade internacional, será que nessa o presidente Lula entra?

Cuba tem presos políticos e de consciência aos montes. O governo cubano se negava a aceitar discutir a sua situação. Para isso contava com o apoio de vários países, inclusive o Brasil.

Isso não preocupa o presidente Lula que gosta muito de aparecer na mídia, nacional ou internacional, como o defensor dos “fracos e oprimidos”, mesmo que os oprimidos sejam opressores, ditadores e desrespeitadores das normas de convivência humana internacional.

A partir de hoje, graças a intervenção de Dionísio García, presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, do cardeal Jaime Ortega, e, claro, da greve de fome realizada há quase três meses pelo jornalista, psicólogo e dissidente cubano preso Guilhermo Fariñas, o governo cubano comecará a transferir 23 presos políticos doentes para cárceres perto de suas comunidades, facilitando o contato com familiares e amigos, ou hospitais para aqueles que estão doentes.

Existe agora a expectativa de que o governo cubano comece a discutir a possível libertação desses presos. Seria uma pequena-grande vitória para a liberdade naquela ilha historicamente tão oprimida por ditaduras. Para lembrar as duas últimas: a de Fulgêncio Batista e a de Fidel Castro/Raul Castro.

Essa iniciativa da Igreja Católica em Cuba deve ser saudada. Espera-se, no entanto, que novos passos sejam dados. Para isso seria muito bom que ocoresse alguma pressão da comunidade internacional. Sobre isso, óbvio, não podemos esperar nenhuma ação deLula, ele acha, como já afirmou, que os prisioneiros políticos de Cuba podem ser comparados aos prisioneiros comuns do Brasil.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: