Publicado por: blogdamariazinha | 29/03/2010

Os atentados na Rússia

Atentados no Metrô de Moscou deixaram 38 mortos e mais de 60 feridos. Investigações precisam ser feitas com acmpanhamento de instituições independentes. A Interpol poderia fazer isso.

Como toda pessoa com o mínimo de espírito humanista não se pode deixar de se solidarizar com a Rússia num momento como esse onde dois atentados suicidas em estações de metrô de Moscou mataram ao menos 38 pessoas e deixaram cerca de 60 feridos.

Dito isso é melhor irmos com calma nas conclusões.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin (que é quem manda na Rússia desde fins da década de 1990) prometeu, como das outras vezes, que “os terroristas serão liquidados.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, por sua vez, falou em “achar e destruir” (isso mesmo que ele falou, nada com a lei ou a justiça) os responsáveis pelos atentados.

Tenho sincera admiração pelo povo russo. As dificuldades que venceu ao longo do século XX foram enormes. Duas guerras mundiais, uma guerra civil, o período comunista, e em especial de Stálin, e de alguns anos pra cá a “Era Putin”. Não é fácil, apesar disso tudo construir um país. Povo forte e resistente é aquele.

Quem, no entanto, procurar se informar sobre os anos recentes da história russa, a tal Era Putin, verá que a utilização de atentados terroristas por parte do governo não é nenhuma teoria da conspiração.

Anna Politkovskaya (jornalista) e Alexander Litvinenko (ex-funcionário da KGB) já pagaram com suas vidas pelas denúncias que fizeram do envolvimento de altos escalões do governo Putin, ele mesmo um membro da extinta, mas sempre rediviva, KGB.

Por isso é muito importante que as investigações sobre esses atentados sejam, ao menos, acompanhadas pela Interpol para que não pairem dúvidas.

Como sempre grupos separatistas chechenos estão sendo acusados pelos atentados. Em outras ocasiões também foram eles os acusados, mas muitas provas e outras tantas evidências apontavam para o envolvimento da FSB (a sucessora da KGB).

Por isso, penso eu, melhor que antes de se atribuir culpas e adotar o discurso da guerra ao terror, tão ao gosto da era Bush, seria melhor investigar seriamente a questão. Não é possível, nesse momento, descartar qualquer tipo de possíveis envolvidos, nem mesmo o pessoal do aparato de segurança do governo russo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: