Publicado por: blogdamariazinha | 23/12/2009

Pirataria

Em que pese a importância de campanhas como essa, muito mais é preciso ser feito para o combate à pirataria ter sucesso.

Ontem a Alfândega no Espírito Santo apreendeu três contêineres com cerca de 50 toneladas de produtos piratas. Materiais tão variados quanto bolsas, óculos e camisas.

Combater a pirataria não é algo fácil.

Precisa, antes de tudo, de ação integrada entre os órgãos responsáveis.

Precisa, também, de vigilância constante em nossos portos e fronteiras de modo geral.

Só isso, entretanto, não resolve o problema. Com a intensidade do nosso comércio internacional é preciso mais.

Precisamos de decidida ação de repressão aos grandes distribuidores de produtos piratas. Isso se faz com trabalho de inteligência policial.

Precisamos de estímulos econômicos para que os cidadãos deixem de comprar produtos piratas. Isso significa melhorar as condições de vida da população, em especial a renda, reduzir a brutal carga de impostos nos produtos mais impactados pela pirataria e aumentar a produtividade nas indústrias dessas áreas.

Além disso, é necessário que na política internacional lutemos por alterações no tratado que regula a propriedade intelectual e que é absolutamente desfavorável aos países em desenvolvimento.

Outra ação importante é estimular o uso de software livre para a difusão da computação em nosso país.

Por mais belo e importante que sejam as advertências dos prejuízos que causamos quando compramos produtos piratas, penso que não serão advertências morais que farão a diferença para a maioria das pessoas. Isso não quer dizer que também nessa área não devamos agir, mas sim que não devemos colocar nossas principais esperanças nesse campo.

A indústria da pirataria é globalmente organizada e precisa ser combatida de modo profissional, de outro modo ficaremos, volta e meia, surpresos com a apreensão dessa quantidade de produtos piratas que, na verdade, é apenas a ponta do iceberg.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: