Publicado por: blogdamariazinha | 19/11/2009

Lula, o filho do Brasil: o filme

A vida do presidente Lula é mesmo uma história.

O presidente Lula, todos sabem, passou por muitas dificuldades na vida, e sua vitória demonstra a capacidade que a sociedade brasileira tem de propiciar que, pela capacidade e dedicação, muitos se destaquem.

Muitas pessoas tem histórias assim em nosso país e aqui mesmo no Espírito Santo. O presidente, claro, se destaca por ocupar o principal cargo político da nação.

Tudo isso é bastante meritório e merece ser reconhecido. Negar a história não é um bom caminho para quem está na política como eu, mesmo que apenas de um ponto de vista de análise crítica aqui no Blog. Nunca fiz isso, não será agora, com a minha idade, que o farei.

O presidente, no entanto, com todo o sucesso que faz, parece querer construir, em torno de si, muito mais que apenas uma história de superação e sucesso, quer se transformar num mito, não se sabendo, ainda, com que objetivos.

Para isso usa, como muitos personagens históricos nada recomendáveis, de várias táticas.

Uma das que mais tem sido utilizadas pelo seu governo é o de querer reconstruir a história do Brasil. Tudo o que aconteceu no país, quer fazer parecer o governo Lula, foi resultado de seu governo, nada foi realizado nos anos anteriores de nossa história.

A outra, que tem como ápice o filme “Lula, o filho do Brasil”, é querer construir a história do nosso presidente como algo, ao mesmo tempo, que faz parte da trajetória dos brasileiros, mas é, também, superior a tudo e todos no país. Estratégia interessante do ponto de vista do marketing, mas muito perigosa do ponto de vista da democracia.

Assim se constroem mitos, no mais das vezes falsos. Assim se construiram ditadores que infelicitaram povos e nações ao longo da história.

Por fim, fica claro a intenção eleitoral de lançar o filme, com uma estrutura hollywoodiana de distribuição e exibição, no ano de 2010. Isso, no entanto, como a questão do financiamento do filme, deixarei para um próximo post.

Para usar expressão que citei ontem no Blog: um novo ovo da serpente está nascendo.

Muito cuidado com a nossa República e a nossa Democracia temos que ter.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: