Publicado por: blogdamariazinha | 29/09/2009

Copa do Mundo e Olimpíadas: festa e riscos

A Copa do Mundo de Futebol de 2014 será no Brasil. Daqui a quatro dias será definida a sede das Olimpíadas de 2016, na qual o Rio de Janeiro, que disputa com Madrid, Tóquio e Chicago, tem grandes chances de indicação, segundo leio em várias publicações esportivas.

Nunca é demais chamar a atenção para o que a experiência deve nos ensinar. Refiro-me ao Pan Americano realizado no Rio de Janeiro em 2007 e vários desses tipos de eventos que aconteceram em outras cidades.

Esses eventos, se bem planejados, se organizados de forma profissional e levando em conta a realidade local, e o que podemos fazer para fortalecer características positivas da comunidade envolvida e minimizar aspectos negativos tem tudo para dar certo para revitalizar as cidades participantes, como ocorreu, por exemplo, com Barcelona.

Se, por outro lado, essas questões não são levadas em conta e o processo de organização se torna um jogo escuso e opaco de interesses políticos e econômicos, a realização tem tudo para deixar “elefantes brancos”, dívidas enormes, problemas de infraestrutura não resolvidos e um sentimento negativo da população. Atenas está nesse grupo, como, aliás, a maior parte das cidades mais recentemente envolvidas.

Portanto, temos que, ao assumir esses riscos, não pensar só na festa e, sim, realizar um grande trabalho de planejamento e controle. De outro modo ficaremos apenas com o “mico”, sem, possíveis, benefícios.

A experiência recente tem que nos ensinar algo. Não é aceitável desperdiçarmos os recursos públicos, de quaisquer tipo que sejam, se eles não trouxerem benefícios ao país e ao seu povo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: