Publicado por: blogdamariazinha | 11/08/2009

Futebol carioca, futebol capixaba

Não entendo muito, na verdade quase nada, do jogo de futebol.

Vejo que boa parte dos capixabas torce para times do Rio de Janeiro com um certo espanto quando me lembro da minha juventude ou com naturalidade com penso nos últimos anos.

O futebol do Rio tem passado por momentos bem ruins nos últimos anos. Esse ano, o meu Flamengo, entre altos e baixos, vai se virando em posições no meio da tabela, já o Botafogo está mais para baixo um pouco (têm coisas, como dizem os supersticiosos botafoguenses, que só acontecem com o time e isso parece se confirmar mais uma vez esse ano). O Fluminense coitado, time dos meus filhos e marido, está na penúltima posição.

Pior, muito pior, no entanto, é a situação do futebol capixaba. Ladeira a baixo estamos já há muitos anos.

Este ano, mais uma vez, o time capixaba, dessa vez o Rio Branco, não conseguiu passar da primeira fase da competição. E, para minha surpresa, estamos na quarta divisão. Realmente…

Não consigo entender como o nosso futebol chegou nesse estado. Os capixabas gostam de futebol, os capixabas se mobilizam na torcida, os capixabas praticam futebol e o nosso futebol é essa porcaria, para ser bem suave.

Os clubes e a Federação Capixaba de Futebol têm responsabilidade por isso. É preciso dar um basta nessa situação.

Isso, a meu ver, só se conseguirá com ações planejadas de curto, médio e longo prazo, que contemplem, entre outras coisas, maior integração junto aos veículos de comunicação e empresas privadas e com a mobilização dos torcedores. Só assim sairemos desse buraco, que a cada ano parece mais fundo, onde se meteu o futebol capixaba.

Soluções existem. O fundamental é colocar a mão na massa e não ficar utilizando o futebol como “escada” política ou como assuntos de interesses (sabe-se lá quais) de alguns poucos.


Responses

  1. Acredito que, pela maior proximidade do futebol carioca, a gente acabou herdando uma coisa bem nefasta deles, que eh a má administração e a necessidade de sempre se dar bem, de sempre tirar proveito para fins pessoais.

    Acontece que no Rio tem a globo pra ficar em cima, e mesmo com ela já rola falcatrua. Imagina aqui no ES, q nao tem essa “fiscalização”?

    Infelizmente nao vejo saída pro nosso futebol, mas eh uma discussao que podemos iniciar. Pensei em fazer algum txt sobre isso no meu blog. Vamos ver se sai.

    No mais, parabens pelo texto!

    Até!

    Rapha Amorim

  2. Opa, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abraços Junior


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: